Isaías, 29

Bíblia Ave Maria

2 e cercarei Ariel, e haverá prantos e gemidos; e tu te tornarás para mim como um ariel.*




Versículos relacionados com Isaías, 29:

O capítulo 29 de Isaías começa com uma advertência contra Jerusalém, que é descrita como uma cidade cercada e oprimida, mas que não percebe sua condição de cegueira espiritual. A partir daí, o profeta fala sobre a restauração da cidade e do povo, prometendo um tempo de redenção e renovação. Os versículos relacionados com os temas abordados em Isaías 29 são:

Jeremias 5:21: "Ouvi agora isto, ó povo insensato e sem entendimento, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis." Assim como Isaías advertiu Jerusalém sobre sua cegueira espiritual, Jeremias também fala sobre a insensatez do povo que não consegue ver nem ouvir a verdade.

Ezequiel 36:26: "Dar-vos-ei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne." Assim como Isaías fala sobre a restauração de Jerusalém e do povo, Ezequiel também promete uma renovação do coração e do espírito.

Joel 2:28-29: "E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito." Isaías fala sobre um tempo de renovação e restauração, e Joel também profetiza sobre a efusão do Espírito de Deus sobre todo o povo.

Salmos 126:1-3: "Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cânticos; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso estamos alegres." Este salmo fala sobre o retorno do exílio babilônico e a alegria que o povo experimentou. Isaías também fala sobre a restauração e renovação de Jerusalém e do povo.

Apocalipse 21:5: "E aquele que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis." Assim como Isaías fala sobre a restauração e renovação de Jerusalém, Apocalipse fala sobre a nova Jerusalém e a renovação de todas as coisas.


Kapitel: