II Macabeus, 6

Bíblia Ave Maria

23 Mas Eleazar, tomando uma nobre resolução, digna de sua idade, da autoridade que lhe conferia sua velhice, do prestígio que lhe outorgavam seus cabelos brancos, da vida íntegra conservada desde a infância e digna sobretudo das sagradas leis estabelecidas por Deus, preferiu ser conduzido à morte.




Versículos relacionados com II Macabeus, 6:

O capítulo 6 de 2 Macabeus relata a perseguição dos judeus pelo rei Antíoco Epifânio, que proibiu a prática do judaísmo e exigiu que os judeus adorassem os deuses gregos. Além disso, muitos judeus foram torturados e mortos por se recusarem a obedecer às ordens do rei. Abaixo estão cinco versículos relacionados a esse tema:

2 Macabeus 6:9: "Quem quer que não se submetesse à ordem do rei seria condenado à morte." Esse versículo mostra a crueldade do rei Antíoco Epifânio, que ameaçou matar aqueles que não seguissem suas ordens.

2 Macabeus 6:12: "Aconteceu que alguns homens, perto do lago, que se recusaram a se contaminar, foram presos e levados ao rei." Esse versículo ilustra a coragem daqueles que preferiram morrer a desobedecer às leis de Deus.

2 Macabeus 6:18: "Ele ordenou que suas línguas fossem arrancadas, que fossem rasgados seus couros cabeludos, e que lhes cortassem as pontas dos dedos." Esse versículo descreve a tortura cruel que os judeus sofreram por causa de sua fé.

2 Macabeus 6:30: "Estando prestes a morrer sob os golpes, ele suspirou profundamente e disse: 'O Senhor, em virtude da sua santa ciência, sabe perfeitamente que, embora eu pudesse escapar à morte, estou sendo submetido a dores cruéis em meu corpo, sob o açoite dos carrascos, mas em minha alma, alegro-me com a esperança que tenho de que o Senhor me ressuscite um dia'." Esse versículo mostra a fé e a coragem daqueles que morreram em nome de sua religião.

2 Macabeus 6:31: "Depois dessas palavras, ele se entregou à morte com toda a alma, deixando em seu martírio um modelo de coragem e aguardando do Senhor a reconciliação com seus irmãos." Esse versículo enfatiza a importância da coragem e da fé em momentos difíceis e a confiança em Deus mesmo diante da morte.


Kapitel: