II Crônicas, 36

Bíblia Ave Maria

21 Assim se cumpria a profecia que o Senhor tinha dado pela boca de Jeremias – Até que a terra desfrutasse os seus sábados –, pois a terra ficou inculta durante todo esse período de desolação, até que se completaram setenta anos.*




Versículos relacionados com II Crônicas, 36:

O capítulo 36 de 2 Crônicas narra o fim do reino de Judá e a queda de Jerusalém para a Babilônia, cumprindo as profecias de Deus sobre a punição do povo por sua desobediência. Entre os temas abordados, destacam-se a desobediência do povo, a liderança negligente dos reis, a destruição de Jerusalém e a esperança de restauração futura. A seguir, cinco versículos relacionados com esses temas:

Jeremias 25:11-12: "Toda esta terra será reduzida a deserto e objeto de zombaria, e estas nações servirão ao rei da Babilônia durante setenta anos. Mas, quando se completarem os setenta anos, castigarei o rei da Babilônia e sua nação, por causa de seus pecados, e farei da terra dos caldeus um deserto perpétuo." Este versículo antecipa a queda da Babilônia após setenta anos e mostra que Deus usou a nação para punir Judá por seus pecados.

2 Reis 24:10-11: "Naquele tempo subiram contra Jerusalém os servos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e a cidade foi cercada. Nabucodonosor veio também pessoalmente à cidade enquanto seus servos a sitiavam." Este versículo descreve o cerco de Jerusalém pela Babilônia e a presença do rei Nabucodonosor durante o ataque.

Jeremias 39:2: "No décimo dia do quarto mês do ano décimo primeiro do reinado de Zedequias, entraram na cidade os oficiais do rei da Babilônia e a ocuparam." Este versículo mostra o momento em que Jerusalém foi tomada pela Babilônia e a cidade foi destruída.

Lamentações 2:9: "Seus portões caíram por terra; seus ferrolhos foram quebrados e destruídos. Seus reis e seus príncipes estão exilados entre as nações, sem encontrar lei nem profeta. As visões dos profetas não passam de farsas vazias." Este versículo descreve a destruição de Jerusalém e a falta de liderança e orientação espiritual do povo.

Esdras 1:1-2: "No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor dita pela boca de Jeremias, o Senhor inspirou Ciro, rei da Pérsia, a fazer esta proclamação por escrito em todo o seu reino: ‘Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, o Deus do céu, entregou-me todos os reinos da terra e encarregou-me de construir um templo para ele em Jerusalém, que fica em Judá." Este versículo traz a esperança de restauração e reconstrução do templo de Jerusalém após o exílio na Babilônia, cumprindo as profecias de Jeremias e mostrando a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas.


Kapitel: