II Crônicas, 23

Bíblia Ave Maria

5 outra terça parte vigiará o palácio real e a outra terça parte guardará a porta de Jesod, enquanto que todo o resto do povo ocupará os átrios do templo.




Versículos relacionados com II Crônicas, 23:

O capítulo 23 de 2 Crônicas relata a ascensão de Joás ao trono de Judá, após a morte de Atalia, uma rainha perversa que havia usurpado o trono e eliminado os descendentes de Davi. O sacerdote Joiada liderou uma revolta e consagrou Joás como rei, restabelecendo a aliança do povo com Deus. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados neste capítulo:

Gênesis 17:7: "Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e os teus descendentes no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e o Deus da tua descendência." A aliança entre Deus e o povo de Israel é um tema recorrente em toda a Bíblia, e neste capítulo é destacada a importância de restabelecer essa aliança que havia sido rompida pelo governo anterior.

Deuteronômio 17:18-20: "Quando se assentar no trono do seu reino, mandará fazer para si, em rolo, uma cópia desta lei, segundo o original dos sacerdotes, levitas. Terá-a consigo e nela lerá todos os dias da sua vida, para aprender a temer o Senhor, seu Deus, e a observar todas as palavras desta lei e estes preceitos, para os cumprir; para que não se eleve o seu coração sobre seus irmãos e não se desvie deste mandamento nem para a direita nem para a esquerda; e para que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos, no meio de Israel." A importância de seguir a lei de Deus é destacada neste versículo, e a consagração de Joás como rei incluiu o cumprimento dessas leis.

Salmos 45:6: "Teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é cetro de equidade." Este salmo descreve o rei como um instrumento de Deus, e a ascensão de Joás ao trono é vista como uma restauração da vontade de Deus para o povo de Judá.

Jeremias 33:17: "Porque assim diz o Senhor: Nunca faltará a Davi homem que se assente sobre o trono da casa de Israel." Este versículo se refere à promessa de Deus a Davi de que sua descendência sempre governaria sobre Israel, e a ascensão de Joás é vista como o cumprimento dessa promessa.

Malaquias 4:2: "Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros soltos no curral." Este versículo destaca a importância de temer a Deus e seguir sua vontade, e a consagração de Joás como rei é vista como um momento de renovação espiritual para o povo de Judá.


Kapitel: