I Macabeus, 7

Bíblia Ave Maria

23 Judas viu que o mal que Alcimo e seus cúmplices faziam aos filhos de Israel era pior ainda que o mal praticado pelos gentios.




Versículos relacionados com I Macabeus, 7:

O sétimo capítulo de 1 Macabeus relata a batalha entre os exércitos de Judas Macabeu e do rei Antíoco. Durante a luta, muitos judeus morrem e seus corpos são desonrados pelos soldados inimigos. No final, Judas sai vitorioso e recupera o templo de Jerusalém. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em 1 Macabeus 7.

2 Crônicas 13:18: "Assim os filhos de Israel foram subjugados naquela ocasião, e os filhos de Judá prevaleceram, porque confiaram no SENHOR, o Deus de seus pais." Este verso fala sobre a vitória do rei Abias de Judá sobre o rei Jeroboão de Israel, que confiou em seus próprios exércitos em vez de confiar em Deus. Essa vitória é semelhante à de Judas Macabeu em 1 Macabeus 7, onde a vitória é concedida a ele porque ele confiou em Deus.

Provérbios 24:16: "Pois sete vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios tropeçam na calamidade." Esse verso fala sobre a perseverança do justo em face da adversidade. Judas Macabeu e seus seguidores são persistentes em sua luta contra os inimigos, mesmo quando sofrem perdas significativas.

2 Crônicas 32:7-8: "Sede fortes e corajosos, não temais nem vos atemorizeis diante do rei da Assíria, nem diante de toda a multidão que está com ele; porque há mais conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco está o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e pelejar nossas guerras." Este verso é semelhante a 1 Macabeus 7, onde Judas Macabeu encoraja seus soldados a confiar em Deus em vez de confiar em suas próprias habilidades.

Isaías 40:29: "Ele dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor." Esse verso fala sobre o poder de Deus em fortalecer aqueles que estão fracos e cansados. Durante a batalha em 1 Macabeus 7, os judeus estavam lutando contra um exército muito maior, mas Deus lhes deu a força para perseverar.

Salmo 144:1: "Bendito seja o SENHOR, minha rocha, que adestra minhas mãos para a guerra e meus dedos para a batalha." Este verso fala sobre a preparação para a guerra e a batalha. Judas Macabeu e seus seguidores estavam bem preparados para a luta em 1 Macabeus 7, e Deus os ajudou a vencer a batalha.


Kapitel: