Gênesis, 43

Bíblia Ave Maria

29 Então, levantando os olhos,­ José viu Benjamim, seu irmão, filho de sua mãe. “É este – disse ele – vosso irmão mais novo do qual me falastes?” E ajuntou: “Que Deus te faça misericórdia, meu filho!”.




Versículos relacionados com Gênesis, 43:

Gênesis 43 continua a narrativa da história de José e seus irmãos. Jacó, o pai dos irmãos, instrui seus filhos a voltarem ao Egito para comprar mais comida, levando consigo o irmão mais jovem, Benjamim, que era o único irmão restante do filho amado de Jacó, José. Os temas abordados neste capítulo incluem amor paterno, arrependimento, sacrifício e providência divina.

Deuteronômio 6:5: "Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças." A relação amorosa entre Jacó e seus filhos é um tema importante em Gênesis 43. O amor de Jacó por seus filhos é uma imagem do amor de Deus por Seus filhos, e este versículo de Deuteronômio enfatiza a importância do amor a Deus como um princípio fundamental.

Provérbios 28:13: "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." Judá, um dos irmãos de José, assume a responsabilidade de garantir que Benjamim seja mantido em segurança e promete a seu pai que ele o trará de volta. Este versículo enfatiza a importância do arrependimento e da confissão para alcançar a misericórdia.

Hebreus 13:16: "Não negligencieis a prática do bem e a mútua cooperação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada." Quando os irmãos de José voltam ao Egito, eles trazem consigo presentes para José. Este versículo enfatiza a importância do sacrifício e da prática do bem, e como isso agrada a Deus.

Provérbios 16:9: "Em seu coração, o homem planeja seu caminho, mas o Senhor determina seus passos." A providência divina é um tema importante em Gênesis 43. A viagem dos irmãos de José para o Egito foi planejada por eles mesmos, mas o resultado final foi determinado por Deus. Este versículo enfatiza a soberania de Deus sobre todas as coisas.

João 10:27-28: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão. Ninguém as poderá arrancar de minha mão." José se preocupa profundamente com seu irmão mais novo, Benjamim, e o protege da melhor maneira que pode. Este versículo enfatiza a segurança daqueles que pertencem a Deus e como Ele os protege e cuida deles.


Kapitel: