Se Pedro é a Pedra, por que Paulo diz que a Pedra era Cristo?

Por Catholic Answers – http://www.catholic.com
Tradução: Carlos Martins Nabeto
Fonte: Revista “This Rock” – novembro/1990

– Como Pedro pode ser a pedra mencionada em Mateus 16,18 quando Paulo, em 1Coríntios 10,4, diz que a pedra era Cristo? (Anônimo)

Apenas porque um símbolo é usado de uma forma particular em uma passagem não significa que ele não possa ser usado diferentemente em outra. Abraão é chamado “pedra” em Isaías 51,1, mas em 1Coríntios 10,4, Cristo é a “pedra”. Jesus diz que Ele mesmo é “a luz do mundo” (João 8,12), mas no Sermão da Montanha Ele usa a mesma imagem para indicar os seus discípulos (Mateus 5,14).

Em 1Coríntios 3,11, Paulo diz: “Ninguém pode colocar outro fundamento diferente daquele que já está colocado: Jesus Cristo”. Mas em Efésios 2,19-20, Paulo diz que a Casa de Deus, a Igreja, foi construída sobre “o fundamento dos Apóstolos e dos Profetas, com o próprio Cristo Jesus como pedra angular”.

Em João 10,11, Jesus chama a si mesmo de “Bom Pastor”, mas no final do Evangelho de João Ele confia a Pedro o Seu rebanho, implicando que Pedro também é Pastor (João 21,15-17). O mesmo vale para Atos 20,28, onde Paulo, dirigindo-se aos líderes da Igreja de Éfeso, pede que pastoreiem o rebanho de Deus.

O princípio que ocorre em cada uma dessas passagens permite que outras pessoas compartilhem da obra de Cristo de uma maneira particular. Cristo é o fundamento primário da Igreja, porém os Apóstolos compartilham disto; Jesus é o Pastor da Igreja, mas os Apóstolos e seus sucessores também são pastores de um modo secundário (Efésios 4,11; 1Pedro 5,2-4).

Assim, o fato de Jesus ter constituído Pedro como a pedra terrestre sobre a qual a Igreja seria fundada não contradiz o fato de que Cristo é a derradeira Pedra celestial. A solidez da “pedra” de Pedro é dependente do fundamento de Cristo; mas esta dependência não torna a solidez de Pedro menos real. Na verdade, torna esta regra – a de que Pedro é pedra – totalmente mais segura.





Anteriores

Palavra de Deus e Eucaristia devem animar ação evangelizadora da Igreja, diz o Papa

Próximo

O Papa visitará o Santo Sudário de Turim no próximo 2 de maio de 2010

  1. "Concordo plenamente com essas explicações.
    O pior cego (Espiritual ) é aquele que não quer ver e não aceita o que afirma o próprio Cristo. São cegos por obra do
    Inimigo (demônio).

  2. remidio pereira

    JESUS CRISTO,É A PEDRA ANGULAR QUE CONSTRÓI O REINO DE DEUS,INCLUINDO OS GENTIOS, ESSE ERA O GRANDE MISTÉRIO QUE FOI REVELADO POR SÃO PAULO.JÁ SÃO PEDRO FOI ELEITO, PELO PRÓPRIO JESUS,ANTECIPADAMENTE ESCOLHIDO POR DEUS PAI ,O APASCENTADOR DO REBANHO,QUE CONDUZIRÁ "SEM HERESIAS" UM SÓ POVO,NO QUAL O PASTOR É O PRÓPRIO CRISTO JESUS, ESCOLHIDO POR DEUS COMO JUIZ DOS VIVOS E DOS MORTOS"

  3. Osmar

    A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular…

    Tu és pedro "Kepha", sobre esta pedra construirei a Minha Igreja…

  4. temos que acreditar mais e questionar menos,mentes que questionam muito são de pouca FÉ

  5. Elenice

    Só quero a Paz no mundo!Shalon!!!!

  6. Marcia

    Não quero opinar. Gostaria de meditar sobre o Mandamento "Honrar pai e mãe": Se recebemos o mandamento sobre amar, honrar nossos pai. O que não dizer D!aquela que guardou em seu seio, o Salvador. Sim, adorar só a Deus, mas amar, a grande Mãe. Por que o amor a mãe de Nosso Senhor encomoda tanto, nossos irmãos, separados pela fé?

Deixe um comentário

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén