Se Pedro é a Pedra, por que Paulo diz que a Pedra era Cristo?

Por Catholic Answers – http://www.catholic.com
Tradução: Carlos Martins Nabeto
Fonte: Revista “This Rock” – novembro/1990

– Como Pedro pode ser a pedra mencionada em Mateus 16,18 quando Paulo, em 1Coríntios 10,4, diz que a pedra era Cristo? (Anônimo)

Apenas porque um símbolo é usado de uma forma particular em uma passagem não significa que ele não possa ser usado diferentemente em outra. Abraão é chamado “pedra” em Isaías 51,1, mas em 1Coríntios 10,4, Cristo é a “pedra”. Jesus diz que Ele mesmo é “a luz do mundo” (João 8,12), mas no Sermão da Montanha Ele usa a mesma imagem para indicar os seus discípulos (Mateus 5,14).

Em 1Coríntios 3,11, Paulo diz: “Ninguém pode colocar outro fundamento diferente daquele que já está colocado: Jesus Cristo”. Mas em Efésios 2,19-20, Paulo diz que a Casa de Deus, a Igreja, foi construída sobre “o fundamento dos Apóstolos e dos Profetas, com o próprio Cristo Jesus como pedra angular”.

Em João 10,11, Jesus chama a si mesmo de “Bom Pastor”, mas no final do Evangelho de João Ele confia a Pedro o Seu rebanho, implicando que Pedro também é Pastor (João 21,15-17). O mesmo vale para Atos 20,28, onde Paulo, dirigindo-se aos líderes da Igreja de Éfeso, pede que pastoreiem o rebanho de Deus.

O princípio que ocorre em cada uma dessas passagens permite que outras pessoas compartilhem da obra de Cristo de uma maneira particular. Cristo é o fundamento primário da Igreja, porém os Apóstolos compartilham disto; Jesus é o Pastor da Igreja, mas os Apóstolos e seus sucessores também são pastores de um modo secundário (Efésios 4,11; 1Pedro 5,2-4).

Veja tambem  A Igreja Católica proibiu a leitura da Bíblia?

Assim, o fato de Jesus ter constituído Pedro como a pedra terrestre sobre a qual a Igreja seria fundada não contradiz o fato de que Cristo é a derradeira Pedra celestial. A solidez da “pedra” de Pedro é dependente do fundamento de Cristo; mas esta dependência não torna a solidez de Pedro menos real. Na verdade, torna esta regra – a de que Pedro é pedra – totalmente mais segura.


Livros recomendados

9 Ateus Mudam de ÔnibusAs Cartas de São Paulo aos Coríntios – Cadernos de Estudo BíblicoA “Pequena via” para Deus





Comentários no Facebook:

comments

Anteriores

Palavra de Deus e Eucaristia devem animar ação evangelizadora da Igreja, diz o Papa

Próximo

O Papa visitará o Santo Sudário de Turim no próximo 2 de maio de 2010

  1. "Concordo plenamente com essas explicações.
    O pior cego (Espiritual ) é aquele que não quer ver e não aceita o que afirma o próprio Cristo. São cegos por obra do
    Inimigo (demônio).

  2. remidio pereira

    JESUS CRISTO,É A PEDRA ANGULAR QUE CONSTRÓI O REINO DE DEUS,INCLUINDO OS GENTIOS, ESSE ERA O GRANDE MISTÉRIO QUE FOI REVELADO POR SÃO PAULO.JÁ SÃO PEDRO FOI ELEITO, PELO PRÓPRIO JESUS,ANTECIPADAMENTE ESCOLHIDO POR DEUS PAI ,O APASCENTADOR DO REBANHO,QUE CONDUZIRÁ "SEM HERESIAS" UM SÓ POVO,NO QUAL O PASTOR É O PRÓPRIO CRISTO JESUS, ESCOLHIDO POR DEUS COMO JUIZ DOS VIVOS E DOS MORTOS"

  3. Osmar

    A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular…

    Tu és pedro "Kepha", sobre esta pedra construirei a Minha Igreja…

  4. temos que acreditar mais e questionar menos,mentes que questionam muito são de pouca FÉ

  5. Elenice

    Só quero a Paz no mundo!Shalon!!!!

  6. Marcia

    Não quero opinar. Gostaria de meditar sobre o Mandamento "Honrar pai e mãe": Se recebemos o mandamento sobre amar, honrar nossos pai. O que não dizer D!aquela que guardou em seu seio, o Salvador. Sim, adorar só a Deus, mas amar, a grande Mãe. Por que o amor a mãe de Nosso Senhor encomoda tanto, nossos irmãos, separados pela fé?

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén