Santa Sé desmente rumores sobre mudanças da reforma litúrgica

Não há propostas institucionais de modificação dos livros, explica um porta-voz

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 24 de agosto de 2009 (ZENIT.org).- Nesta segunda-feira, a Santa Sé desmentiu informações de órgãos da imprensa que anunciavam mudanças na liturgia aprovada por Bento XVI.

O subdiretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Ciro Benedittini, segundo explica a Rádio Vaticano, esclareceu que “por enquanto não existem propostas institucionais sobre uma modificação dos livros litúrgicos utilizados atualmente”.

Órgãos informativos garantiam nos últimos dias que a Congregação vaticana para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos havia apresentado ao Papa propostas para uma “reforma da reforma litúrgica” impulsionada pelo Concílio Vaticano II.





Anteriores

“Não há explicação científica” para o Manto de Virgem de Guadalupe, diz perito

Próximo

Acordo entre Brasil e Santa Sé é aprovado na Câmara dos Deputados

  1. "Acho que deve ter uma mudança no ato de ministra a eucaristia nas missas em todo o mundo"! Por exemplo adotar a forma nas missas da Igreja de N.S. da Boa Viagem aqui em Belo Horizonte onde a eucaristia e dada aos fiéis sob as duas formas, ou seja, ser adotada essa maneira em toda a "IGREJA".
    "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia"! S.João 6,54.

  2. sou mt a favor das decisões tomadas pela santa sé, no evitar mts abusos q sempre acontecem em nossos templos.

  3. percebe-se q hoje as pessoas misturam sua identidade, ou seja, n conhecem o sentido do ecumenismo, assim deixam transparecer dentro da Igreja catolica o pentescostalismo, principalmente nas musicas evangelicas dentro do ato celebrativo. isso causa constrangimento. entao precisa-se de formção tanto leigos, qt seminarista dos seminarios no mundo inteiro, se acabam perdendo sua identidade. eskece o já e o ainda nao. pensam q ecumenismo é o ato de celebrar missa e q la no presbiterio tem q haver pastores evangelico e n é bem assim, mas q sejam ecumenico no trabalho social.

  4. Mudanças da Reforma Liturgica…

    Antes mesmo de qualquer mudança, deveriamos avaliar o que sabemos da Sacrasanctum Concilium. Deveriamos valorizar mais o Sagrado e obter uma consciencia mais acurada sobre ser Igreja e o significado da liturgia em nossas missas.
    Comunhão em duas especies não aumenta e nem diminui o valor da salvifico da eucaristia, porém, é uma fórmula que deve ser regulada pelo ordinário local, e/ou em ocasiões especiais indicadas para as circusntancias. Basta para isso, dar uma olhadela na SC nº 55 que recomenda a comunhão em duas especies.
    Penso que neste sentido não há nada de ecumenismo. O culto dos demais cristãos devem ser respeitados da mesma forma que a Celebração Eucaristica (Missa) na Igreja Católica.
    A tensão escatologica "Já ainda Não" é uma maneira de caminhar para a santidade. Temos que viver bem o hoje, para garantirmos o futuro. Isso não necessita de reforma pelo Vaticano, é um processo de conversão diária de cada batizado. Todos nós, pelo Batismo nos tornamos: Sacerdote, Profeta e Rei (Pastor), não é só o seminarista, o padre, os bispos. O seminarista ainda é leigo, está se preparando para ser admitido no clero.
    "Por isso, a Igreja procura, solícita e cuidadosamente, que os cristãos não assistam a este mistério de fé como estranhos ou expectadores mudos, mas participem na ação sagrada, consciente, piedosa e ativamente, por meio de uma boa compreesnsão dos ritos e orações; sejam instrumentos na palavra de Deus; aprendam a oferecer-se a si mesmos, ao oferecer juntamente com o sacerdote, não só pelas mãos dele, a hóstia imaculada; que dia após dia, por meio de Cristo mediador progridam na união com Deus e entre si, para que finalmente Deus seja tudo em todos" (SC 48).
    Paz e Vida…

Deixe um comentário

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén