Prof. Felipe Aquino explica: "Será Que Posso Comungar?"

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3fHNnlFvT1s[/youtube]



Anteriores

Os católicos adoram os santos?

Próximo

Testemunho de Paulo: Deus é o protagonista da ação apostólica

  1. Luiz Gonzaga de Oliv

    A indagação feita por Ricardo ao Professor Felipe é capciosa e dá a entender ao ouvinte menos avisado que "os separados, divorciados" de um modo geral não podem comungar. Pelo que sei, não podem comungar os que, tendo quebrado o vínculo matrimonial, hajam contraído nova união a nível civil ou coisa que o valha.
    E é fácil entender isso pelas palavras das Escrituras: "E eu vos digo que todo aquele que repudiar a sua mulher – exceto por motivo de fornicação – E DESPOAR OUTRA, comete adultério (o grifo é nosso)" Mt 19, 9.

  2. antonio de padua cos

    Professor Aquino.

    Assistindo um estudo biblico na paroquia Sagrado Coração de JESUS. em ipatinga
    O PALESTRANTE afirmou que o ministro da EUCARISTIA não pode dar a comunhão a quem não é catolico.
    A situação é a seguinte um candidato que ja foi catolico hoje pratica outra religião entrou na fila de comunhão e foi dado a ele a eucaristia.
    Na pratica como negar a este cidadão a eucaristia

  3. Gostaria de entender melhor sobre a eucaristia, se uma pessoa está em pecado, ela pode comungar. Independente de ser descasado, casado em segunda união, mas se ele falou mal de uma pessa, de um padre, roubou, enfim qualquer pecado pois pecado não há derivação de tamanho, pecado, pecadinho e pecadão. Ele pode seguir normalmente na fila de comunhão e tomar a Eucaristia. Não estaria contradizendo uma outra passagem da Bíblia? Uma confissão ao Padre tem valor por que prazo? a sua absolvição tem prazo, ou seria até cometer o próximo pecado? Sem julgar, quantos com excessão dos descados, que vem com um carimbo de réu confesso em sua carta de batismo, teriam a coragem de gritar "Eu sou leproso, eu sou chagado" como os de antigamente. Nós como igreja não estamos sendo duros demais para com estes irmãos. São Paulo não teria estrapolado, como em tantas vezes vimos no Antigo Testamento, sobre a Cólera de Deus. Me ajude a encontrar uma fórmula de documentar isso, tenho trabalho por muito tempo recolhendo informações para fundamentar este perdão. Conto com todos da Canção Nova para isso…

  4. elci da silva louzei

    boa tarde professor deus te abencoe

  5. elci da silva louzei

    professor eu te adimiro muinto pela sua inteligencia assiisto o seu programa nas quartas feiras.

  6. maria

    professor Felipe
    gostaria de saber um pouco sobre o livro Oração de Jabez

  7. Talita

    Professor Felipe,

    tenho 13 anos, com grande interesse pelas participações na equipe litúrgica, coral e homenagens em que procuro sempre estar presenciando, além disso, quero ser catequista gostaria de saber um pouco mais sobre esta honra de poder passar para as crianças o caminho de Deus, no qual todos nós devemos seguir, minha vontade de querer de alguma forma ajudar é enorme. Desde já obrigada, e parabéns por ser esse exemplo na vida de tantas pessoas.

  8. consultei um padre , pedi a ele se e para ficar de pe na hora da comunhao , ele me disse , Moises fez a ceia em pe , Jesus celebrou a Santa cEIA SENTADO COM SEUS APOSTOLOS , EM CONSIDERAÇAO ADEUS NOSSO , E AO SENHOR JESUS TEU FILHO ,TEMOS QUE RECEBER A COMUNHAO AJOELHADOS .FIQUEI CONTENTE COM A RESPOSTA, ELE ( PADRE ) RESPONDEU CERTO O SENHOR NAO ACHA ?

    OBRIGADO

  9. Eu concordo plenamente com o irmão Joaquim e penso muito nisso também! Achando uma tremenda injustiça, principalmente com o conjuge que foi envolvido pela ação do outro (digamos, o traído da relação) ser punido da mesma forma que aquele que causou o fim e invalidou, ou melhor, rejeitou a promessa do casamento, o até que a morte nos separe! Gostaria de ver um comentário do prof. Aquino sobre este caso tão particular! Obrigada.

  10. José Tarc&iac

    Será que posso comungar? Penso que a pergunta é objeto da segunda união, não de forma generalizada, como explica por varias vezes o Prof. Felipe. A meu ver ele não quis responder para não dizer que ofendeu os casais de segunda união. Como ele cita Paulo, pastoralmente, é exatamente por questões pastorais que torna difiicil ser objetivo nesta resposta. Sendo um problema pastoral, cabe cada um procurar seu diretor espiritual, seu paroco e se orientar particularmente, pois penso que cada caso é um caso e precisa ser escutado e aconcelhado individualmente. Não se trata de um assunto tão simples assim, pois merece todo o carinho e respeito do orientador, prova disso, é que o Prof. Felipe preferiu não responder e atribuiu a Paulo toda a responsabilidade, quando na realidade, a citação que ele usa fala de comunhão em pecado. Se estar casado em segunda união é um pecado, logo, não se deve comungar.

  11. MARIA INES KRUGER EN

    Boa tarde professor Felipe Aquino

    que DEUS derrame muita bençao sobre o seu trabalho

    de evangelizar este mundo obrigado por me ajudar tanto

    um grande abraço INES

  12. quero saber se as pessoas que são casadas no civil e tem a primeira comunhão podem comungar? e porque?

  13. tereza maciel de mel

    Professor Felipe,a Paz do Senhor:meu nome é Tereza,por favor gostaria de saber saber a respeito da missa africa,pois na minha igreja vive tendo essa missa,o que significa?ela pode ser feita na igreja catolica?nao é uma mistura com umbanda?por favor me explique,pois dia 13 de novembro vai ter uma aqui,fique com Deus e obrigada.

  14. Raimundo Meneses

    Gostaria de saber se uma pessoa que acabou de comungar e realiza atos de grosserias e ofensas para com um outro irmão comete pecado mortal por está desconsiderando o corpo de cristo recebido na comunhão.

  15. Denize Cruz

    Prof. Felipe de Aquino,
    Gostaria de tirar uma dúvida com relação a comunhão:
    "Entre um casal unidos em Matrimonio quando um dos cônjuges não comunga (por não ter a 1a. Eucaristia) o outro cônjuge (que tem a 1a. eucaristia e não estar em pecado) não pode comungar?
    Desde já muito obrigado!!
    Paz e Bem!
    Denize Cruz

  16. Geraldo Eustaquio

    Tenho 51 anos de idade,naõ lenbro ter feito a primeira eucaristia.posso cmungar normalmente,como os demais cristaõ?ou tenho que mim preparar para comungar?

Deixe um comentário

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén