Na internet: visitas virtuais tridimensionais ao Vaticano

Basílica de São Pedro, Capela Sistina e basílicas de Roma

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 27 de julho de 2010 (ZENIT.org) – Não há nada que possa substituir uma visita a Roma para admirar a Capela Sistina ou a Basílica de São Pedro, mas a internet permite agora realizar visitas virtuais a alguns dos lugares mais sagrados da Cidade Eterna, oferecendo detalhes que nem sequer ao vivo podem ser apreciados.

A visita ao maior templo da Igreja Católica, no qual se custodiam os restos do apóstolo Pedro, pode ser realizada na própria casa; basta ter um computador com conexão à internet, graças a este novo serviço oferecido pelo site da Santa Sé. A Capela Sistina já estava online desde março.

O projeto envolveu, durante dois anos, estudantes da Universidade de Villanueva, na Pensilvânia (Estados Unidos), a quem foi permitido fotografar estas joias da arte de todos os tempos.

“Estar na Capela Sistina é uma experiência difícil de descrever”, explica Chad Fahs, especialista em meios de comunicação do Departamento de Comunicação da Universidade de Villanueva. “Esta visita virtual é o mais próximo que existe a esta experiência que a pessoa pode experimentar”, afirma.

“É uma das explorações mais inovadoras de uma obra de arte”, acrescenta Paul Wilson, membro do mesmo departamento e um dos responsáveis por esse projeto virtual.

“Mudará para sempre a maneira como os artistas e historiadores podem ver a incrível obra e a mente de Michelangelo, sua atenção pelos detalhes, o comentário social e seu senso de humor”, reconhece.

Milhares de fotografias foram tiradas na Basílica de São Pedro e na Capela Sistina, com uma avançada câmera motorizada sobre um trilho e posteriormente compostas e unidas digitalmente para criar um panorama virtual em uma projeção tridimensional.

Veja tambem  O Papa frente ao aborto: "Nossa resposta é um sim decidido e sem hesitações à vida"

Os peregrinos e turistas virtuais podem utilizar o zoom e aproximar-se dos detalhes das obras de arte graças à elevada resolução.

“As obras de arte presentes em lugares de culto buscam submergir o visitante em uma realidade sagrada e a Capela Sistina se destaca nesta tradição”, esclarece Frank Klassner, professor no Departamento de Ciências da Informática na Universidade de Villanueva, responsável pelo projeto.

“Nossa equipe agradece por ter oferecido sua pequena contribuição a esta tradição, utilizando o poder da internet e a moderna tecnologia de imersão”, conclui Klassner.

A primeira visita virtual com estas características foi dedicada à Basílica de São Paulo Fora dos Muros em 2008; e a de Basílica de São João de Latrão foi apresentada em novembro de 2009.

A Capela Sistina pode ser visitada em:

http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html

A Basílica de São Pedro pode ser visitada em:

http://www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/vr_tour/index-en.html

A Basílica de São Paulo Fora dos Muros pode ser visitada em:

http://www.vatican.va/various/basiliche/san_paolo/vr_tour/index-it.html

A Basílica de São João de Latrão pode ser visitada em:

http://www.vatican.va/various/basiliche/san_giovanni/vr_tour/Media/VR/Lateran_Nave1/index.html




Comentários no Facebook:

comments

Anteriores

Falsas Profecias, Justificações e Trapalhadas Doutrinais das Testemunhas de Jeová

Próximo

Que autoridade prevalece?

7 Comentários

  1. carlos antonio rodri

    achei muito agradável e bela essa experiência de uma viagem virtual as mais lindas igrejas católicas de roma.

  2. Aldair Mota Fernande

    Fiquei deveras embevecida ! É fantástico! É a presença de "Deus",estou admirada com tanta beleza!

    Que a Paz de Jesus Cristo esteja com todos!

    Aldair.

  3. herculano

    Oi tudo bem? Gosto muito das matérias q/ vcs mandam p/ mim, + gostaria de saber onde tiro minhas dúvidas sobre as leituras bíblicas. No + agradeço a atenção

  4. jeferson

    Oi, gosto muito das matérias acho importante este trabalho de esclarecer o pova de Deus, ensinando a doutrina de sua Igreja.

  5. maximiliano rafael

    hola queridso hermanos la paz de cristo este con todos ustds.
    el motivo de mi visita es porq tengo la necesidad de tener una imterpretacion completa del cap 12 del libro de apocalipcis. debido a que tengo ralaciones de amistad con personas evanjelicas ustds sabrn, ellos dicen que la mujer es israel, yo digo que es la virgen madre de Dios, pero quiero algo condundente, como otros pasajes de la biblia que tambien haga referencia que esa mujer en verdad es un ser humano como lo fue la vergen maria.

  6. maximiliano rafael

    hola queridso hermanos la paz de cristo este con todos ustds.
    el motivo de mi visita es porq tengo la necesidad de tener una imterpretacion completa del cap 12 del libro de apocalipcis. debido a que tengo ralaciones de amistad con personas evanjelicas ustds sabrn, ellos dicen que la mujer es israel, yo digo que es la virgen madre de Dios, pero quiero algo condundente, como otros pasajes de la biblia que tambien haga referencia que esa mujer en verdad es un ser humano como lo fue la virgen maria.

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén