Evangelho do dia – sexta-feira, 26 de abril de 2024 – João 14,1-6 – Bíblia Católica

Primeira leitura (At 13,26-33)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: “Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se lêem todos os sábados. Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o colocaram num túmulo. Mas Deus o ressuscitou dos mortos e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: ‘Tu és o meu filho, eu hoje te gerei'”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.



Evangelho (João 14,1-6)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.



Refletindo a Palavra de Deus

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje, gostaria de começar nossa reflexão com um gancho cativante que nos conecta imediatamente às experiências diárias que todos nós enfrentamos. Imaginem-se em uma jornada, uma viagem que nos leva a lugares desconhecidos e nos desafia a superar obstáculos ao longo do caminho. Em cada encruzilhada, somos confrontados com escolhas cruciais que moldam nosso destino. Nessa jornada da vida, somos chamados a tomar decisões que determinarão nossa eternidade. E é nesse contexto que as passagens bíblicas de hoje nos trazem sabedoria e orientação.

Em nossa primeira leitura, extraída dos Atos dos Apóstolos (At 13,26-33), vemos Paulo proclamando o Evangelho diante de uma multidão sedenta de esperança. Ele lembra ao povo a promessa de Deus, cumprida em Jesus Cristo, o Salvador. Paulo enfatiza que, embora o povo tenha rejeitado Jesus e o crucificado, Deus o ressuscitou dos mortos, dando a todos a oportunidade de receber a salvação através da fé Nele.

Essa mensagem de esperança e redenção nos leva ao Evangelho de João (João 14,1-6), onde Jesus conforta Seus discípulos, que estão prestes a enfrentar a partida física de seu Mestre. Ele lhes diz: “Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim”. Jesus está prestes a abrir um caminho para o Pai e garante-lhes que, ao segui-Lo, eles também encontrarão o caminho para a vida eterna.

Queridos irmãos e irmãs, essas passagens bíblicas nos revelam verdades espirituais profundas, mas como podemos torná-las tangíveis e aplicáveis em nossas vidas diárias? Como podemos tomar as decisões certas nessa jornada da vida que nos conduzem à vida eterna?

Permitam-me compartilhar uma história que ilustra esses princípios. Havia uma jovem chamada Maria, que lutava com dúvidas e incertezas em sua jornada espiritual. Ela se sentia perdida e confusa, sem saber qual caminho seguir. Um dia, ela encontrou um mapa antigo que descrevia as estradas da fé. O mapa mostrava as encruzilhadas que ela encontraria e as escolhas que teria que fazer. Maria percebeu que a chave para encontrar o caminho certo era manter seus olhos fixos na bússola da verdade divina – Jesus Cristo. À medida que ela caminhava, Maria encontrava outros viajantes que a ajudavam a interpretar o mapa e a tomar as decisões corretas. Juntos, eles compartilhavam suas experiências e fortaleciam sua fé. No final de sua jornada, Maria percebeu que a verdadeira recompensa não estava apenas no destino final, mas em cada passo dado na direção correta.

Queridos amigos, essa história nos ensina algumas lições importantes. Primeiro, assim como Maria, precisamos encontrar o mapa certo para nossas vidas. Esse mapa é a Palavra de Deus, a Sagrada Escritura, que nos guia e nos mostra o caminho da salvação. Devemos estudar e meditar sobre as Escrituras, permitindo que elas iluminem nosso caminho e nos ajudem a tomar as decisões corretas.

Em segundo lugar, assim como Maria encontrou outros viajantes em sua jornada, nós também precisamos de companheiros de fé para nos apoiar e encorajar. Na vida cristã, somos chamados a formar comunidades de amor e partilha, onde podemos encontrar força e orientação uns nos outros. Encontremos irmãos e irmãs de fé, com quem possamos caminhar juntos, compartilhando nossas experiências e aprendendo uns com os outros.

Além disso, assim como Maria manteve seus olhos fixos na bússola da verdade – Jesus Cristo – precisamos manter nossos olhos fixos em Jesus em cada passo de nossa jornada. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Quando nos concentramos em Jesus, somos guiados por Sua luz, e as dúvidas e incertezas emnossas vidas se dissipam. Ele nos fortalece e nos capacita a tomar as decisões certas, mesmo quando enfrentamos desafios e tentações.

Queridos irmãos e irmãs, como podemos aplicar essas verdades espirituais em nossas vidas diárias? Permitam-me oferecer algumas orientações práticas:

Primeiro, dediquemos tempo diário à leitura e meditação das Escrituras. Ao mergulhar nas palavras de Deus, abrimos nosso coração para Sua orientação e sabedoria. Que a leitura da Bíblia não seja apenas um hábito vazio, mas um encontro pessoal com o Deus vivo, que fala conosco por meio de Suas palavras.

Segundo, busquemos a comunhão com outros crentes. Encontremos uma comunidade de fé onde possamos compartilhar nossas alegrias e dificuldades, orar uns pelos outros e aprender juntos. Nesses relacionamentos, encontraremos apoio, encorajamento e discernimento.

Além disso, cultivemos uma vida de oração constante. A oração nos mantém conectados a Deus, nos ajuda a ouvir Sua voz e nos capacita a resistir às tentações que encontramos em nossa jornada. Encontremos momentos de silêncio e solidão para estarmos na presença do Senhor, compartilhando nossos anseios e buscando Sua vontade.

Por fim, sejamos testemunhas autênticas de nosso compromisso com Cristo. Que nossas palavras, ações e atitudes reflitam Sua luz e amor para aqueles ao nosso redor. Ao vivermos de acordo com os ensinamentos das Escrituras, somos transformados e nos tornamos instrumentos de transformação para os outros.

Queridos amigos, à medida que concluo esta homilia, gostaria de desafiá-los a colocar em prática as verdades que refletimos hoje. Não basta apenas ouvir as palavras; devemos agir de acordo com elas. Que cada um de nós tome um momento para refletir sobre sua própria jornada espiritual. Onde estamos agora? Estamos seguindo o mapa certo? Estamos caminhando com outros viajantes de fé? Estamos mantendo nossos olhos fixos em Jesus?

Que, através da graça divina, sejamos capacitados a fazer as escolhas certas em nossa jornada espiritual. Que nossa fé seja fortalecida e nosso compromisso renovado. Que possamos ser testemunhas vivas do amor de Deus em nossas vidas diárias.

Que a graça, o amor e a esperança divinos estejam sempre presentes em nossos corações, nos guiando e nos sustentando. E que, ao final desta jornada terrena, possamos encontrar a vida eterna que Jesus nos prometeu, dizendo-nos: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

Que assim seja. Amém.


Livraria Católica