Evangelho do dia – terça-feira, 19 de março de 2024 – Mateus 1,16.18-21.24a – Bíblia Católica

Primeira Leitura (2Sm 7,4-5a.12-14a.16)

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

Naqueles dias, Palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: “Vai dizer ao meu servo Davi: ‘Assim fala o Senhor: Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. Será ele que construirá uma casa para o meu nome, e eu firmarei para sempre o seu trono real. Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre'”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Segunda Leitura (Rm 4,13.16-18.22)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos,Não foi por causa da Lei, mas por causa da justiça que vem da fé, que Deus prometeu o mundo como herança a Abraão ou à sua descendência. É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro. Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito, e a promessa de Deus continua valendo para toda a descendência de Abraão, tanto para a descendência que se apega à Lei, quanto para a que se apoia somente na fé de Abraão, que é o pai de todos nós. Pois está escrito: “Eu fiz de ti pai de muitos povos”. Ele é pai diante de Deus, porque creu em Deus que vivifica os mortos e faz existir o que antes não existia. Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: “Assim será a tua posteridade”. Esta sua atitude de fé lhe foi creditada como justiça.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho (Mt 1,16.18-21.24a)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

Refletindo a Palavra de Deus

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje, gostaria de compartilhar com vocês uma mensagem de esperança e propósito, uma mensagem que nos conecta às nossas experiências diárias e nos leva a um encontro profundo com a Palavra de Deus. É uma mensagem que nos leva a refletir sobre a graça divina, o amor incondicional e a promessa de um futuro cheio de propósito e significado.

Imagine a cena: você está em casa, cercado pelas responsabilidades do dia a dia. Talvez você esteja lutando com suas próprias dúvidas, medos e incertezas. Talvez você esteja enfrentando desafios em seu trabalho, em seus relacionamentos ou em sua saúde. Em meio a tudo isso, é fácil se sentir perdido, sem direção e sem esperança.

Mas hoje, as Escrituras nos falam de um Deus que está presente em meio às nossas lutas e incertezas, um Deus que tem um plano e um propósito para cada um de nós. Na primeira leitura de hoje, do Segundo Livro de Samuel, vemos o rei Davi sendo lembrado da promessa de Deus de estabelecer um reino eterno através de sua linhagem. Essa promessa nos lembra que Deus está sempre trabalhando nos bastidores, mesmo quando não conseguimos ver ou compreender plenamente.

Assim como Davi, cada um de nós tem um papel fundamental na história de Deus. Somos chamados a acreditar na promessa divina, mesmo quando tudo parece impossível. Na segunda leitura, São Paulo nos lembra que a fé de Abraão o tornou justo diante de Deus. Abraão acreditou nas promessas divinas, mesmo quando as circunstâncias pareciam contrárias. Ele colocou sua confiança em Deus, e essa fé foi-lhe creditada como justiça.

Queridos irmãos e irmãs, a fé de Abraão nos desafia a acreditar nas promessas de Deus, mesmo quando somos tentados a duvidar. Quando enfrentamos dificuldades, é fácil perder a esperança. Mas a história de Abraão nos lembra que Deus é fiel às suas promessas, mesmo quando tudo parece impossível aos nossos olhos.

E é nessa fé que chegamos ao Evangelho de hoje, que nos leva ao coração da mensagem da salvação. Através da história de José, o esposo de Maria, somos convidados a contemplar o poder transformador do amor e a confiar na orientação divina. José, um homem justo, enfrentou o dilema de descobrir que Maria estava grávida antes que eles tivessem vivido juntos como marido e mulher.

Mas foi durante esse momento de confusão e incerteza que José ouviu a voz de Deus em um sonho, que lhe revelou o propósito divino por trás da gravidez de Maria. Ele foi chamado a assumir o papel de pai adotivo de Jesus, o Filho de Deus encarnado. José poderia ter recuado diante dessa responsabilidade, mas sua fé e obediência o levaram a aceitar a vontade de Deus.

Assim como José, somos chamados a ouvir a voz de Deus em meio às nossas próprias perplexidades e incertezas. Deus muitas vezes nos chama a assumir papéis e responsabilidades que estão além de nossa compreensão. Ele nos convida a confiar em sua sabedoria e orientação, mesmo quando não podemos ver o quadro completo.

Queridos irmãos e irmãs, hoje somos convidados a refletir sobre o papel que cada um de nós desempenha na história da salvação. Somos chamados a acreditar nas promessas de Deus, a confiar em sua orientação e a responder com fé e obediência. Mesmo quando somos confrontados com desafios e incertezas, podemos ter a certeza de que Deus está conosco, guiando-nos e fortalecendo-nos.

Assim como Davi, Abraão e José, cada um de nós tem um papel importante a desempenhar na história de Deus. Cada um de nós é chamado a ser testemunha do amor divino em um mundo que muitas vezes parece desesperado e desorientado. É através de nossas ações diárias, de nossas palavras e dos relacionamentos que construímos quepodemos compartilhar o amor de Deus com os outros.

Às vezes, pode parecer que nossos esforços são insignificantes diante dos desafios do mundo. Mas lembre-se de que Deus não nos pede para realizar grandes feitos heróicos. Ele nos pede para sermos fiéis em pequenas coisas, para amar nossos vizinhos como a nós mesmos, para perdoar aqueles que nos prejudicam, para estender a mão aos necessitados.

Cada ação amorosa, cada palavra de encorajamento, cada gesto de bondade tem o poder de transformar vidas. Quando nos permitimos ser instrumentos do amor divino, abrimos caminho para a graça e a esperança florescerem. E é isso que o mundo tanto precisa hoje em dia.

Queridos irmãos e irmãs, que esta mensagem da Palavra de Deus toque nossos corações e nos inspire a viver de acordo com a vontade divina. Que sejamos pessoas de fé, que confiam nas promessas de Deus mesmo quando tudo parece impossível. Que sejamos pessoas de amor, que compartilham o amor de Deus com todos aqueles que encontramos em nosso caminho. E que sejamos pessoas de esperança, que acreditam que, apesar das tribulações e desafios, Deus está conosco e nos conduzirá a um futuro cheio de propósito e significado.

Que o Espírito Santo nos fortaleça e nos guie em nosso chamado como discípulos de Cristo. Que ele nos ajude a discernir a vontade de Deus em nossas vidas e nos dê a coragem e a confiança para segui-la. E que, juntos, possamos ser testemunhas vivas do amor e da graça divina neste mundo necessitado.

Rezem, meus irmãos e irmãs, pela orientação divina em suas vidas. Busquem a Palavra de Deus com humildade e abertura de coração. E, acima de tudo, coloquem em prática o que aprendem, vivendo de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo. Que a graça de Deus esteja com vocês, os fortaleça e os guie em todos os momentos de suas vidas.

Que assim seja. Amém.