O verdadeiro pastor é aquele que, pela sua bondade, o seu zelo e a sua oração, é capaz de procurar e de voltar a pôr no bom caminho as ovelhas razoáveis que se perderam. O piloto é aquele que, pela graça de Deus e o seu próprio esforço, obteve uma força espiritual que o torna capaz de arrancar o navio, não apenas às correntes que o desviam, mas ao próprio abismo. O médico é aquele que conquistou a saúde do corpo e da alma e não precisa de qualquer remédio para eles.

Um bom piloto salva o seu navio; e um pastor viivifica e cura as suas ovelhas doentes. Quando as ovelhas se encontram a pastar, que o pastor não deixe de recorrer à flauta da palavra, sobretudo quando o rebanho se prepara para dormir. Porque a coisa que o lobo mais teme é a flauta do pastor. Na medida em que as ovelhas sigam fielmente o pastor e façam progressos, nessa mesma medida este responderá por elas ao Senhor da casa.

É a caridade que permite conhecer o verdadeiro pastor, uma vez que foi pela caridade que o grande pastor quis ser crucificado.





Livros Recomendados

Dons de Ciência e SabedoriaTudo, Menos DeusHistória da Igreja – Idade Moderna e Contemporânea

Apoia-se: Seja um apoiador da Bíblia Católica Online.

Comentários no Facebook:

comments