Evangelho do dia – terça-feira, 16 de abril de 2024 – João 6,30-35 – Bíblia Católica

Primeira Leitura (At 7,51-8,1a)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, Estêvão disse ao povo, aos anciãos e aos doutores da lei: “Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e como vossos pais agiram, assim fazeis vós! A qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual, agora, vós vos tornastes traidores e assassinos. Vós recebestes a Lei, por meio de anjos, e não a observastes!”

Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para a céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. E disse: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”.

Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”. Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: “Senhor, não os condenes por este pecado”. E, ao dizer isto, morreu. Saulo era um dos que aprovavam a execução de Estêvão.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho (Jo 6,30-35)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.

Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Refletindo a Palavra de Deus

Caros irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje, trago a vocês uma mensagem que se conecta diretamente às nossas experiências diárias, pois abordaremos um tema fundamental em nossas vidas: a nossa relação com Deus e a busca pela verdadeira satisfação espiritual.

Quantas vezes nos encontramos em busca de algo que preencha o vazio em nossos corações? Buscamos satisfação nas riquezas, no sucesso, nos relacionamentos passageiros e em muitas outras coisas efêmeras. No entanto, como nos lembra a passagem bíblica de hoje, é somente em Deus que encontramos a verdadeira plenitude.

Na primeira leitura dos Atos dos Apóstolos, vemos o exemplo de Estêvão, um homem cheio do Espírito Santo. Ele enfrentou a oposição e a perseguição por causa de sua fé, mas permaneceu firme. Diante de seus acusadores, Estêvão proclamou corajosamente a verdade, confrontando-os com suas palavras duras: “Homens de dura cerviz, incircuncisos de coração e de ouvidos, sempre resistis ao Espírito Santo!” (At 7,51).

Essas palavras ressoam em nossos corações hoje, pois também somos chamados a examinar nossas próprias vidas e questionar se estamos abertos à voz do Espírito Santo. Quantas vezes resistimos à Sua orientação, preferindo seguir nossos próprios caminhos egoístas? É um lembrete de que precisamos constantemente nos humilhar diante de Deus, reconhecendo que somente Ele pode nos satisfazer verdadeiramente.

E o Evangelho de João nos revela a resposta de Jesus àqueles que O questionaram: “Que milagres fazes Tu para que vejamos e creiamos em Ti? Que obra realizas? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: Deu-lhes a comer o pão do céu” (Jo 6,30-31). E Jesus lhes responde: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a Mim não terá mais fome, e quem crê em Mim nunca mais terá sede” (Jo 6,35).

Essas palavras de Jesus são profundas e cheias de significado. Ele se compara ao maná que Deus deu aos israelitas no deserto, mas vai além, revelando-Se como o pão da vida. Assim como o maná sustentou o povo de Israel fisicamente, Jesus veio para nos alimentar espiritualmente. Ele é o alimento que verdadeiramente satisfaz a nossa fome e sede, preenchendo os vazios em nossos corações.

Ao refletir sobre essas passagens, somos desafiados a examinar nossas próprias vidas e a buscar uma relação mais profunda com Deus. Quantas vezes buscamos satisfação em coisas temporais, enquanto Jesus nos chama a encontrá-Lo como o verdadeiro sustento de nossas almas? Ele nos convida a abrir nossos corações e nos entregar completamente a Ele.

Imaginem uma pessoa faminta, que busca desesperadamente por comida. Ela pode ter todo o dinheiro do mundo, mas, se não se alimentar, continuará faminta e debilitada. Da mesma forma, podemos ter todos os prazeres e realizações deste mundo, mas enquanto não nos alimentarmos do pão da vida, continuaremos sedentos e insatisfeitos.

Queridos irmãos e irmãs, a mensagem de hoje é clara: somente em Jesus encontramos a verdadeira satisfação. Somente em Seu amor incondicional, Sua graça abundante e Sua misericórdia infinita encontramos a plenitude de vida que tanto desejamos.

Portanto, convido cada um de vocês a fazer uma pausa em suas vidas agitadas e refletir sobre a forma como estão buscando satisfação. É hora de abandonar as coisas efêmeras deste mundo e voltar nosso olhar para Jesus, o pão da vida. Ele nos chama a nos aproximarmos d’Ele, a mergulharmos em Sua Palavra, a nos alimentarmos da Eucaristia e a nos entregar completamente a Ele.

Quando nos rendemos a Jesus e O colocamos no centro de nossas vidas, descobrimos que não apenas encontramossatisfação, mas também propósito e sentido verdadeiros. Ele transforma nossas vidas e nos capacita a viver de acordo com Seus ensinamentos.

Quero compartilhar com vocês uma história que ilustra essa verdade. Havia uma mulher chamada Maria, que passou grande parte de sua vida em busca de satisfação e realização nos prazeres mundanos. Ela buscava alegria em festas, relacionamentos passageiros e na busca incessante por riquezas materiais. No entanto, mesmo com todas essas conquistas, ela sentia um vazio interior que não conseguia preencher.

Certo dia, Maria decidiu visitar uma igreja local, onde ouviu uma pregação sobre o amor e a graça de Jesus. Ela foi profundamente tocada por aquelas palavras e decidiu se entregar a Ele de todo o coração. Maria começou a ler a Bíblia, a buscar a comunhão com outros cristãos e a participar da Eucaristia regularmente.

Conforme Maria se aproximava de Jesus, ela começou a experimentar uma transformação interior. O vazio em seu coração foi preenchido com a paz de Deus, e a busca por satisfação foi substituída por uma profunda alegria que só pode vir Dele. Maria descobriu que a verdadeira satisfação não está nas coisas deste mundo, mas sim na presença de Jesus em sua vida.

Caros irmãos e irmãs, a história de Maria é um lembrete poderoso de que a busca pela satisfação verdadeira só pode ser encontrada em Jesus. Ele nos convida a abandonar as ilusões do mundo e a nos voltarmos para Ele como o único caminho para a plenitude de vida.

Ao concluir esta homilia, quero encorajá-los a refletir sobre como as lições dessas passagens bíblicas se aplicam à sua vida cotidiana. Como vocês têm buscado satisfação? Onde têm colocado sua esperança e confiança?

Hoje, Jesus lhes oferece o Seu amor, a Sua graça e a Sua presença transformadora. Ele os convida a se aproximarem d’Ele, a se entregarem completamente e a encontrarem a verdadeira satisfação em Sua pessoa.

Que cada um de vocês possa experimentar a plenitude de vida que só pode ser encontrada em Jesus. Que vocês possam ser nutridos pelo pão da vida e saciados pela água viva que Ele oferece. Que em meio às lutas e desafios da vida, vocês possam encontrar força e consolo em Sua presença constante.

E, finalmente, que vocês sejam motivados a viver de acordo com os ensinamentos das Escrituras, compartilhando o amor de Jesus com os outros e buscando a verdadeira satisfação em Sua presença.

Que a graça de Deus os acompanhe em sua jornada espiritual e que vocês encontrem alegria duradoura e realização em Jesus, o pão da vida.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Livraria Católica