O baptismo pelo qual Jesus baptiza é «no Espírito Santo e no fogo». Se fores santo, serás baptizado no Espírito Santo; se fores pecador, serás mergulhado no fogo. O mesmo baptismo tornar-se-á condenação e fogo para os pecadores indignos; mas os santos, aqueles que se convertem ao Senhor com fé verdadeira, receberão a graça do Espírito Santo e a salvação. 

Portanto, aquele de quem se diz que baptiza «no Espírito Santo e no fogo» «tem na mão a pá de joeirar e vai limpar a sua eira e malhar o trigo; guardará o grão no celeiro; quanto à palha, queimá-la-á no fogo que não se extingue». Gostaria de descobrir por que motivo nosso Senhor tem na mão a pá de joeirar e com que sopro vai a palha, que é leve, ser transportada para aqui e para ali, enquanto o trigo, que é mais pesado, se acumula num único lugar, uma vez que, se o vento não soprar, não se pode separar o trigo da palha.     

Creio que pelo vento se devem entender as tentações que, na multidão dos crentes, revelam que uns são palha e outros são trigo. Porque, quando a vossa alma foi dominada por uma tentação, não foi a tentação que a transformou em palha, mas é porque éreis já palha, quer dizer, homens levianos e sem fé, que a tentação revelou a vossa verdadeira natureza. Em contrapartida. quando enfrentais corajosamente as tentações, não é a tentação que vos torna fiéis e constantes; ela revela apenas as virtudes de constância e de coragem que estavam em vós, mas de uma forma escondida. […] «Afligi-te e fiz-te sentir fome para manifestar o que tinhas no coração» (Dt 8,3-5).





Livros Recomendados

Vida de conversão de Santo AntãoOração e Vida Mística (FAC-SÍMILE)Jesus Cristo, Mestre e Rei das Nações

Apoia-se: Seja um apoiador da Bíblia Católica Online.

Comentários no Facebook:

comments