Dom Tomasi critica cultura ocidental que ridiculariza religião

ROMA, terça-feira, 30 de março de 2010 (ZENIT.org).- Atualmente, no Ocidente, são muitos os que concebem a religião como algo antiquado e a ridicularizam, uma atitude que leva ao preconceito.

Assim indicou o representante permanente da Santa Sé nas Nações Unidas e instituições internacionais em Genebra, Dom Silvano Tomasi, em uma entrevista realizada no dia 24 de março pela Rádio Vaticano.

No Ocidente, “a religião é vista como algo antiquado que impede o desenvolvimento e o progresso científico”, afirmou.

“Ainda existem muitos funcionários – inclusive na União Europeia –, grupos e correntes de pensamento que veem na religião um obstáculo para a modernidade”, acrescentou.

“Esta atitude incita depois ao preconceito com relação à população crente – denunciou. Penso que uma cultura pública ocidental que ridiculariza a religião não presta um bom serviço, e sim cria problemas para o seu futuro.”

Na entrevista, o prelado quis reafirmar “o direito da pessoa à liberdade religiosa” e lamentou que os cristãos sejam hoje “os mais discriminados”.

Referiu-se à defesa da liberdade religiosa e recordou que “a comunidade internacional deve assumir uma responsabilidade, tratando destas questões de maneira sistemática”.

Também recordou a importância dos meios de comunicação e da educação, evitando, por exemplo, os manuais ou textos escolares “que apoiam as posições fundamentalistas ou incitam ao ódio às demais religiões”.





Livros Recomendados

Sobre Deus, a Igreja e o MundoSulcoComo Preparar-se Bem para Comungar

Apoia-se: Seja um apoiador da Bíblia Católica Online.

Comentários no Facebook:

comments

Veja tambem  Bento XVI: Liberdade religiosa implica que poder civil favoreça vida religiosa

Anteriores

Só Cristo leva à vida autêntica e plena, recorda o Papa Bento XVI

Próximo

Bento XVI: João Paulo II “consumiu-se” por Cristo e por todo o mundo por amor

  1. ROGER MARÇAL

    quero parabenizar pela matéria!!!hoje graças a DEUS ATRAVÉS DA RELIGIAÕ EU POSSO TESTEMUNHAR 21 ANOS COMO DOADOR DE SANGUE!! E APOIAR OS JOVENS EM SEUS TRABALHOS DE EVANGELIZAÇÃO NA MINHA DIOCESE http://www.familiajovem.com , sendo uma graça de DEUS NA MINHA VIDA!!DEUS OS ABENÇOE A EUROPA, IRÁ PAGAR CARO POR NÃO CONFIAR NOS SEUS PRÓPRIOS SANTOS!!!

  2. Luiza Silva da Costa

    O que Dom Tomasi,retrata sobre o pensamento ocidental e sua postura orgulhosa diante do Cristianismo é uma realidade.O pensamento foi contaminado pela descrença em Deus e pela onipotência vista,ilusoriamete,nas verdades e modernidades trazidas pela ciência.Nessa perspectiva,Deus é retirado e o homem vira Deus pois tudo hoje, vem dêle e de suas descobertas e avanços no conhecimento cada vez mais em expansão.Dissociado da Graça Divina, agraciado pelos bens materiais e poder pessoal, seu Ego inflado o torna cego às evidências de suas conquistas e dos efeitos adversos trazidos para a humanidade.O mundo rui ao nosso lado, a família se deterira, os jovens perderam seus sonhos e, suicidam-se física ou aos oucos destruindo-se pelas drogas ou, ainda, alienados de tudo, voltam-se para seus umbigos, isto é seus interesses materiais e consumistas, corrompendo as suas almas pagando com vidas medíocres o prêço de morrer em vida.Resuscitemos o Cristo em nós.Última esperança para o vazio de nossas almas.

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén