Dom Tomasi critica cultura ocidental que ridiculariza religião

ROMA, terça-feira, 30 de março de 2010 (ZENIT.org).- Atualmente, no Ocidente, são muitos os que concebem a religião como algo antiquado e a ridicularizam, uma atitude que leva ao preconceito.

Assim indicou o representante permanente da Santa Sé nas Nações Unidas e instituições internacionais em Genebra, Dom Silvano Tomasi, em uma entrevista realizada no dia 24 de março pela Rádio Vaticano.

No Ocidente, “a religião é vista como algo antiquado que impede o desenvolvimento e o progresso científico”, afirmou.

“Ainda existem muitos funcionários – inclusive na União Europeia –, grupos e correntes de pensamento que veem na religião um obstáculo para a modernidade”, acrescentou.

“Esta atitude incita depois ao preconceito com relação à população crente – denunciou. Penso que uma cultura pública ocidental que ridiculariza a religião não presta um bom serviço, e sim cria problemas para o seu futuro.”

Na entrevista, o prelado quis reafirmar “o direito da pessoa à liberdade religiosa” e lamentou que os cristãos sejam hoje “os mais discriminados”.

Referiu-se à defesa da liberdade religiosa e recordou que “a comunidade internacional deve assumir uma responsabilidade, tratando destas questões de maneira sistemática”.

Também recordou a importância dos meios de comunicação e da educação, evitando, por exemplo, os manuais ou textos escolares “que apoiam as posições fundamentalistas ou incitam ao ódio às demais religiões”.





Livros Recomendados

Três Sermões Sobre MariaA Vontade de Poder (Quadrante)30 Minutos Para Mudar o Seu Dia

Apoia-se: Seja um apoiador da Bíblia Católica Online.

Comentários no Facebook:

comments

Veja tambem  Pregador do Papa adverte ante tentação de não reconhecer Jesus que passa

Anteriores

Só Cristo leva à vida autêntica e plena, recorda o Papa Bento XVI

Próximo

Bento XVI: João Paulo II “consumiu-se” por Cristo e por todo o mundo por amor

  1. ROGER MARÇAL

    quero parabenizar pela matéria!!!hoje graças a DEUS ATRAVÉS DA RELIGIAÕ EU POSSO TESTEMUNHAR 21 ANOS COMO DOADOR DE SANGUE!! E APOIAR OS JOVENS EM SEUS TRABALHOS DE EVANGELIZAÇÃO NA MINHA DIOCESE http://www.familiajovem.com , sendo uma graça de DEUS NA MINHA VIDA!!DEUS OS ABENÇOE A EUROPA, IRÁ PAGAR CARO POR NÃO CONFIAR NOS SEUS PRÓPRIOS SANTOS!!!

  2. Luiza Silva da Costa

    O que Dom Tomasi,retrata sobre o pensamento ocidental e sua postura orgulhosa diante do Cristianismo é uma realidade.O pensamento foi contaminado pela descrença em Deus e pela onipotência vista,ilusoriamete,nas verdades e modernidades trazidas pela ciência.Nessa perspectiva,Deus é retirado e o homem vira Deus pois tudo hoje, vem dêle e de suas descobertas e avanços no conhecimento cada vez mais em expansão.Dissociado da Graça Divina, agraciado pelos bens materiais e poder pessoal, seu Ego inflado o torna cego às evidências de suas conquistas e dos efeitos adversos trazidos para a humanidade.O mundo rui ao nosso lado, a família se deterira, os jovens perderam seus sonhos e, suicidam-se física ou aos oucos destruindo-se pelas drogas ou, ainda, alienados de tudo, voltam-se para seus umbigos, isto é seus interesses materiais e consumistas, corrompendo as suas almas pagando com vidas medíocres o prêço de morrer em vida.Resuscitemos o Cristo em nós.Última esperança para o vazio de nossas almas.

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén