Durante este mês de maio

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 30 de abril de 2007 (ZENIT.org).- Neste mês de maio, tradicionalmente dedicado à Virgem Maria, Bento XVI pede orações para que os cristãos se deixem guiar pela Palavra de Deus.

Assim se desprende da intenção geral para esse mês, contida na carta pontifícia, junto a todas as demais intenções que o Santo Padre confiou ao «Apostolado da oração» para este ano.

O «Apostolado da oração» é uma iniciativa seguida por aproximadamente 50 milhões de pessoas dos cinco continentes.

Graças a ela, leigos, religiosos, sacerdotes e bispos de todo o mundo oferecem suas orações e sacrifícios pelas intenções que o Papa indica cada mês no âmbito universal.

A intenção de oração diz textualmente: «Para que, a exemplo da Virgem Maria, todos os cristãos, sempre atentos aos sinais do Senhor na própria vida, se deixem guiar pela Palavra de Deus».

Em 27 de abril, a Santa Sé publicou os «Lineamenta» (ou orientações) para o próximo Sínodo dos bispos do mundo, que se celebrará no Vaticano de 5 a 26 de outubro, sobre o tema: «A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja».

Todos os meses, o Papa aprova também uma intenção de oração missionária. Esta é a que confiou para o mês de maio: «Para que nos territórios de missão não faltem os bons e sábios formadores para os seminários maiores e os institutos de vida consagrada».