Os inimigos de Jeremias disseram entre si: «Vamos fazer uma conspiração contra Jeremias, pois não nos faltará a instrução de um sacerdote, nem o conselho de um sábio, nem o oráculo de um profeta. Vamos feri-lo com a difamação, sem fazermos caso do que ele disser».
«Ajudai-me, Senhor, escutai a voz dos meus adversários.
Porventura assim se paga o bem com o mal? Eles abrem uma cova para me tirar a vida. Lembrai-Vos que me apresentei diante de Vós, para Vos falar em seu favor, para deles afastar a vossa ira».



Livrai-me da armadilha que me prepararam,
porque Vós sois o meu refúgio.
Em vossas mãos entrego o meu espírito,
Senhor, Deus fiel, salvai-me.
Porque eu ouvia os gritos da multidão:
«Terror por toda a parte!»,
quando se coligaram contra mim
e decidiram tirar-me a vida.
Eu, porém, confio no Senhor:
Disse: «Vós sois o meu Deus,
nas vossas mãos está o meu destino».
Livrai-me das mãos dos meus inimigos.



Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, chamou à parte os Doze e durante o caminho disse-lhes:
«Vamos subir a Jerusalém e o Filho do homem vai ser entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas, que O condenarão à morte
e O entregarão aos gentios, para ser por eles escarnecido, açoitado e crucificado. Mas ao terceiro dia Ele ressuscitará».
Então a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com os filhos e prostrou-se para Lhe fazer um pedido.
Jesus perguntou-lhe: «Que queres?» Ela disse-Lhe: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu reino um à tua direita e outro à tua esquerda».
Jesus respondeu: «Não sabeis o que estais a pedir. Podeis beber o cálice que Eu hei-de beber?» Eles disseram: «Podemos».
Então Jesus declarou-lhes: «Haveis de beber do meu cálice. Mas sentar-se à minha direita e à minha esquerda não pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem meu Pai o designou».
Os outros dez, que tinham escutado, indignaram-se com os dois irmãos.
Mas Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder.
Não deve ser assim entre vós. Quem entre vós quiser tornar-se grande seja vosso servo
e quem entre vós quiser ser o primeiro seja vosso escravo.
Será como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção dos homens».



«De nada vos serve levantar muito cedo» (Sl 126,2). Que quer isto dizer? […] Cristo, nosso Dia, levantou-Se; é bom que nós nos levantemos depois de Cristo e não antes. Quem são os que se levantam antes de Cristo? […] São os que, aqui na terra, querem ser elevados, enquanto Ele quis ser humilde. Portanto, sede humildes neste mundo, se quereis ser exaltados onde Cristo é exaltado. Com efeito, Ele disse de quem a Ele aderiu pela fé — nós, precisamente: «Pai, quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Tu me confiaste» (Jo 17,25). Dom magnífico, grande graça, gloriosa promessa. […] Quereis estar onde Ele é exaltado? Sede humildes onde Ele foi humilde.

«O discípulo não está acima do mestre» (Mt 10,24). […] No entanto, os filhos de Zebedeu, antes de terem sofrido a humilhação, em conformidade com a Paixão do Senhor, já tinham escolhido os seus lugares, um à sua direita e o outro à sua esquerda. Queriam «levantar-se muito cedo»; por isso caminhavam em vão. O Senhor recordou-lhes a humildade, perguntando-lhes: «Podereis beber o cálice que Eu estou para beber? Eu vim para ser humilde e vós quereis ser exaltados antes de mim? Segui-me pelo caminho por onde Eu vou. Porque, se quiserdes ir por um caminho por onde Eu não vou, caminhais em vão.»





“Jesus vê, conhece e pesa todas as suas ações.” São Padre Pio de Pietrelcina

Newsletter

Get news, articles and news from this portal.