20. A História do Profeta Jonas

  1. JONAS NÃO QUER OBEDECER A DEUS
    Jonas profetizou no reino de Israel depois da morte de Eliseu. O Senhor disse-lhe: "Vai pregar à grande cidade de Nínive porque a sua maldade chegou ao extremo".
    Jonas tentou fugir do Senhor. Chegou a Jope e encontrou um navio que partia para Társis. Pagou a passagem e embarcou.

  2. JONAS É LANÇADO AO MAR
    Deus permitiu que uma forte tempestade pusesse o navio em perigo de se fazer em pedaços. Os marinheiros tiveram medo e cada um invocava o seu deus. Entretanto, Jonas, deitado no porão, dormia profundamente. O capitão despertou-o e disse-lhe: "Como podes dormir? Levanta-te e invoca o teu Deus para que não pereçamos". Em seguida, lançaram sortes para saberem qual deles era o responsável por aquela desgraça. A sorte caiu em Jonas, que disse: "Sei que foi por minha causa que nos sobreveio esta tempestade!".
    Os marinheiros fizeram os maiores esforços para alcançar a terra, mas foi em vão. Então, invocando o Senhor, disseram: "Senhor, não nos deixeis morrer por causa deste homem". E atiraram Jonas ao mar. No mesmo instante, o mar serenou. O Senhor mandou um enorme peixe, que engoliu Jonas. Jonas esteve no ventre do peixe durante três dias e três noites e pedia ao Senhor seu Deus que o salvasse. O Senhor mandou então ao peixe que o vomitasse na praia.

  3. OS HABITANTES DE NÍNIVE FAZEM PENITÊNCIA
    De novo o Senhor disse a Jonas: "Vai a Nínive!". Desta vez, Jonas foi e andou pelas ruas da cidade um dia inteiro, clamando: "Daqui a 40 dias Nínive será destruída". Os ninivitas creram em Deus, fizeram jejum e vestiram-se de luto, desde o maior ao mais pequeno. Deus teve compaixão deles e perdoou-lhes.

  4. O SENHOR REPREENDE JONAS
    Jonas saiu da cidade e sentou-se para ver o que aconteceria. E Deus fez crescer uma hera para lhe oferecer sombra. Vendo a planta, Jonas ficou cheio de alegria. Mas, na manhã seguinte, Deus enviou um bicho que roeu a raiz da hera e ela secou. O sol bateu em cheio na cabeça de Jonas e o profeta, cansado de sofrer, chamou a morte. Deus disse-lhe: "Tu reclamas por causa desta hera que não plantaste, que nasceu numa noite e numa noite morreu. E eu não hei de perdoar a grande cidade de Nínive, onde há mais de 120 mil pessoas que não sabem distinguir a mão direita da esquerda e onde vive grande número de animais?".





Jesus lhe quer bem, da maneira que só Ele sabe amar.” São Padre Pio de Pietrelcina

Newsletter

Get news, articles and news from this portal.