28. Os Apóstolos de Jesus

  1. JESUS CHAMA OS SEUS PRIMEIROS DISCÍPULOS
    Naquele tempo, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, eis o que tira o pecado do mundo! Vi o Espírito descer do céu em forma de pomba e repousar sobre Ele. Eu não o conhecia, mas o que me mandou batizar em água disse-me: 'Aquele sobre quem vires descer e repousar o Espírito é o que batiza no Espírito Santo'. Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus".
    Dois discípulos de João ouviram-no dizer de Jesus: "eis o Cordeiro de Deus" e logo resolveram segui-lo. Jesus voltou-se para eles e perguntou: "O que vós buscais?". Eles disseram-lhe: "Mestre, onde moras?". Jesus respondeu: "Vinde e vede". Foram e ficaram com ele durante todo aquele dia. Esses dois discípulos chamavam-se André e João.
    André encontrou seu irmão Simão e disse-lhe: "Encontramos o Messias, que é o Cristo". E levou-o a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: "Tu és Simão, filho de Jonas; hás de chamar-te Cefas" que quer dizer Pedro (isto é, rochedo).
    No dia seguinte, Jesus encontrou Filipe e disse-lhe: "Segue-me". Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: "Encontramos aquele que foi anunciado por Moisés e pelos profetas: Jesus de Nazaré, filho de José". Natanael respondeu-lhe: "Acaso poderá sair coisa boa de Nazaré?". Filipe disse-lhe: "Venha ver". Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: "Cá está um verdadeiro israelita que não engana ninguém". Natanael perguntou-lhe: "De onde me conheces?". Jesus respondeu: "Antes de Filipe te chamar, eu já tinha te visto debaixo da figueira". Natanael disse-lhe: "Mestre, vós sois o Filho de Deus! Vós sois o Rei de Israel!".

  2. JESUS MANIFESTA SEU PODER EM CANÁ
    Estava Jesus, com seus discípulos, a assistir a umas bodas em Caná da Galiléia. Faltando o vinho, Maria aproximou-se dele e disse-lhe: "Eles não têm mais vinho". Jesus respondeu: "Por que vos incomodais com isso? Ainda não chegou a minha hora". Então sua Mãe disse aos que serviam: "Fazei tudo o que Ele vos mandar".
    Ora, havia ali seis cântaros de pedra destinados às purificações dos judeus, cada um dos quais levava duas ou três medidas. Jesus disse: "Enchei esses cântaros de água". Encheram até o topo. Então Jesus disse-lhes: "Tirai o vinho e levai-o ao chefe da mesa". E assim fizeram.
    Quando o chefe provou a água mudada em vinho, sem saber de onde viera, embora os serventes o soubessem, dirigiu-se ao esposo e disse-lhe: "Todos costumam dar primeiro o vinho bom e, após os convidados já terem bebido bastante, servem o pior. Mas tu guardaste até agora o melhor vinho".
    Este foi o primeiro milagre de Jesus em Caná da Galiléia. Foi assim que ele manifestou a sua glória e os seus discípulos creram nele.

  3. OS DISCÍPULOS SEGUEM A JESUS
    Jesus estava à beira do lago de Genesaré, entrou no barco de Simão Pedro e começou a ensinar a multidão. Quando acabou de falar, disse a Simão: "Entre mar adentro e joga as redes para pescar". Simão respondeu: "Meste, trabalhamos a noite toda e não apanhamos nada. Mas em atenção à tua palavra, vamos lançar as redes". Assim fizeram e apanharam tanto peixe que a rede quase arrebentou. Acenaram aos companheiros que estavam na outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e as duas barcas ficaram tão cheias de peixes que por pouco não afundaram.
    Vendo isto, Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e disse: "Senhor, afastai-vos de mim, que sou um homem pecador". Jesus disse-lhe: "Não temais. De agora em diante serás pescador de homens".
    Levaram as barcas para terra e deixaram tudo para seguir a Jesus.

  4. JESUS ESCOLHE OS 12 APÓSTOLOS
    Naquele tempo, Jesus retirou-se para um monte e passou toda a noite em oração. Quando raiou o dia, chamou os discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais chamou apóstolos.
    Eram: Simão (também chamado Pedro) e seu irmão André; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e seu irmão Judas Tadeu; Simão, chamado Zelota e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
    Mais tarde escolheu 72 discípulos. Sem os igualar aos apóstolos, mandou-os também a pregar o Evangelho.

  5. JESUS PROMETE O PRIMADO A PEDRO
    Andando Jesus pelo território de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que eu sou?". Eles responderam: "Uns dizem que sois João Batista, outros Elias, outros Jeremias ou algum dos profetas". Então Jesus disse-lhes: "E vós, quem dizeis que eu sou?". Simão Pedro respondeu: "Vós sois o Cristo, o Filho do Deus vivo".
    Jesus disse-lhe: "Bem-aventurado és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne e o sangue que te revelevou isso, mas meu Pai que está nos céus. E eu digo-te: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus; tudo o que desligares sobre a terra, será desligado também nos céus".



“Para que se preocupar com o caminho pelo qual Jesus quer que você chegue à pátria celeste – pelo deserto ou pelo campo – quando tanto por um como por outro se chegará da mesma forma à beatitude eterna?” São Padre Pio de Pietrelcina

Newsletter

Receba as novidades, artigos e noticias deste portal.