20. A História do Profeta Jonas

  1. JONAS NÃO QUER OBEDECER A DEUS
    Jonas profetizou no reino de Israel depois da morte de Eliseu. O Senhor disse-lhe: "Vai pregar à grande cidade de Nínive porque a sua maldade chegou ao extremo".
    Jonas tentou fugir do Senhor. Chegou a Jope e encontrou um navio que partia para Társis. Pagou a passagem e embarcou.

  2. JONAS É LANÇADO AO MAR
    Deus permitiu que uma forte tempestade pusesse o navio em perigo de se fazer em pedaços. Os marinheiros tiveram medo e cada um invocava o seu deus. Entretanto, Jonas, deitado no porão, dormia profundamente. O capitão despertou-o e disse-lhe: "Como podes dormir? Levanta-te e invoca o teu Deus para que não pereçamos". Em seguida, lançaram sortes para saberem qual deles era o responsável por aquela desgraça. A sorte caiu em Jonas, que disse: "Sei que foi por minha causa que nos sobreveio esta tempestade!".
    Os marinheiros fizeram os maiores esforços para alcançar a terra, mas foi em vão. Então, invocando o Senhor, disseram: "Senhor, não nos deixeis morrer por causa deste homem". E atiraram Jonas ao mar. No mesmo instante, o mar serenou. O Senhor mandou um enorme peixe, que engoliu Jonas. Jonas esteve no ventre do peixe durante três dias e três noites e pedia ao Senhor seu Deus que o salvasse. O Senhor mandou então ao peixe que o vomitasse na praia.

  3. OS HABITANTES DE NÍNIVE FAZEM PENITÊNCIA
    De novo o Senhor disse a Jonas: "Vai a Nínive!". Desta vez, Jonas foi e andou pelas ruas da cidade um dia inteiro, clamando: "Daqui a 40 dias Nínive será destruída". Os ninivitas creram em Deus, fizeram jejum e vestiram-se de luto, desde o maior ao mais pequeno. Deus teve compaixão deles e perdoou-lhes.

  4. O SENHOR REPREENDE JONAS
    Jonas saiu da cidade e sentou-se para ver o que aconteceria. E Deus fez crescer uma hera para lhe oferecer sombra. Vendo a planta, Jonas ficou cheio de alegria. Mas, na manhã seguinte, Deus enviou um bicho que roeu a raiz da hera e ela secou. O sol bateu em cheio na cabeça de Jonas e o profeta, cansado de sofrer, chamou a morte. Deus disse-lhe: "Tu reclamas por causa desta hera que não plantaste, que nasceu numa noite e numa noite morreu. E eu não hei de perdoar a grande cidade de Nínive, onde há mais de 120 mil pessoas que não sabem distinguir a mão direita da esquerda e onde vive grande número de animais?".





“Que Jesus o mergulhe no esplendor da Sua imortal juventude.” São Padre Pio de Pietrelcina

Newsletter

Receba as novidades, artigos e noticias deste portal.