Porque não se deve bater palmas durante a celebração da Missa…

Razões pelas quais não se deve bater palmas para acompanhar cantos, etc.., na Missa

Razões pelas quais não se deve bater palmas para acompanhar cantos, etc.., na Missa

Porque não se adequa a teologia da Missa que conforme a Carta Apostólica Domenica Caena de João Paulo II do 24/02/1980, exige respeito a sacralidade e sacrificialidade do mistério eucarístico: “0 mistério eucarístico disjunto da própria natureza sacrifical e sacramental deixa simplesmente de ser tal”. Superando as visões secularistas que reduzem a eucaristia a uma ceia fraterna ou uma festa profana. Nossa Senhora e São João ao pé da cruz no Calvário, certamente não estavam batendo palmas.

Porque bater palmas é um gesto que dispersa e distrai das finalidades da missa gerando um clima emocional que faz passar a assembléia de povo sacerdotal orante a massa de torcedores, inviabilizando o recolhimento interior.

Porque o gesto de bater palmas olvida duas importantes observações do então Cardeal Joseph Ratzinger sobre os desvios da liturgia : “A liturgia não é um show, um espetáculo que necessite de diretores geniais e de atores de talento. A liturgia não vive de surpresas simpáticas, de invenções cativantes, mas de repetições solenes. Não deve exprimir a atualidade e o seu efêmero, mas o mistério do Sagrado. Muitos pensaram e disseram que a liturgia deve ser feita por toda comunidade para ser realmente sua. É um modo de ver que levou a avaliar o seu sucesso em termos de eficácia espetacular, de entretenimento. Desse modo, porém , terminou por dispersar o propium litúrgico que não deriva daquilo que nós fazemos, mas, do fato que acontece. Algo que nós todos juntos não podemos, de modo algum, fazer. Na liturgia age uma força, um poder que nem mesmo a Igreja inteira pode atribuir-se : o que nela se manifesta e o absolutamente Outro que, através da comunidade chega até nós. Isto é, surgiu a impressão de que só haveria uma participação ativa onde houvesse uma atividade externa verificável : discursos, palavras, cantos, homilias, leituras, apertos de mão… Mas ficou no esquecimento que o Concílio inclui na actuosa participatio também o silêncio, que permite uma participação realmente profunda, pessoal, possibilitando a escuta interior da Palavra do Senhor. Ora desse silêncio, em certos ritos, não sobrou nenhum vestígio”.

Finalmente porque sendo a liturgia um Bem de todos, temos o direito a encontrarmos a Deus nela, o direito a uma celebração harmoniosa, equilibrada e sóbria que nos revele a beleza eterna do Deus Santo, superando tentativas de reduzi-la à banalidade e à mediocridade de eventos de auditório.

+ Dom Roberto Francisco Ferrería Paz
Bispo Auxiliar de Niterói





Anteriores

Centenas de milhares de costa-riquenhos marcharam a favor da vida humana e contra o aborto

Próximo

Bispo fará oração de exorcismo diante da aprovação do “matrimônio” gay nos EUA

  1. Euler Cunha Maciel

    O que é a Santa Missa que não a celebração do Sacrifício de Cristo?? Não rememoramos na Eucaristia a morte de JESUS???

    Sendo
    assim, a Santa Missa é o mesmo ato da Morte de Cristo há 2000 anos,
    entretanto, enquanto na Santa Missa há um SACRIFÍCIO INCRUENTO, na morte
    real a 2000 anos de JESUS há um SACRIFÍCIO CRUENTO.

    É o mesmo ato celebrado há 2000 anos!!! É JESUS VIVO!!

    Nestes termos, questiono-vos: QUANDO JESUS ESTAVA SENDO CRUCIFICADO, QUEM ESTAVA BATENDO PALMA E FAZENDO FESTA?????

    Maria, sua mãe??? NÃO!

    Thiago, seu discípulo, aquele a quem deixou Maria como mãe?? NÃO!!!

    Então quem foi??? SEUS ALGOZES, SEUS TORTURADORES, OS SOLDADOS ROMANOS.

    Seria certo batermos palmas na Santa Missa, se o ato de hoje é o mesmo de 2000 anos atrás????

  2. defensoresdaigrejade2000anos

    Eu também concordo em tudo o que foi dito, porém gostaria de fazer uma pequena colocação para refletirmos.

    Jesus só se faz presente no altar, após a Consagração, e há pessoas que se baseando nisso dizem que só não é licito bater palmas quando Jesus já está sobre o altar, mas antes de isso acontecer entendem que não há problema em se bater palmas.

    Eu não concordo muito com essa opinião, mas gostaria de que vocês refletissem a respeito.

  3. eu louvo a Deus com as palmas minhas mãos assim como o rei davi..

Deixe um comentário

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén