Visitará San Giovanni Rotondo em 21 de junho

ROMA, quarta-feira, 27 de maio de 2009 (ZENIT.org).- O programa da visita que Bento XVI realizará a San Giovanni Rotondo em 21 de junho para percorrer os lugares nos quais viveu o Pe. Pio de Pietrelcina já está definido. O anúncio foi realizado após a visita de uma delegação da prefeitura da Casa Pontifícia e de uma delegação da Guarda Vaticana.

A primeira delegação estava composta pelo prefeito e pelo regente, Dom James M. Harvey e Dom Paolo De Nicolo respectivamente, e pelo Pe. Leonardo Sapienza; e a segunda estava guiada pelo Dr. Domenico Giani.

Segundo informaram os Frades Menores Capuchinhos da província religiosa “Santo Ângelo e Padre Pio”, o Santo Padre sairá de helicóptero do Vaticano às 8h e aterrissará às 9h15 no campo esportivo “Antonio Massa” de San Giovanni Rotondo.

Depois chegará de papamóvel ao Santuário Santa Maria da Graça, às 9h35, percorrendo as principais ruas de San Giovanni Rotondo, acompanhado por Dom Domenico Umberto De Ambrosio, arcebispo Metropolitano de Lecce.

Na praça do Santuário, receberá a saudação do prefeito de San Giovanni Rotondo, Gennaro Giuliani.

No interior, será acolhido por Fr. Mauro Johri, ministro geral da ordem dos Frades Menores Capuchinhos, pelos Fr. Aldo Broccato, Carlo Laborde e Francesco Dileo e pela fraternidade dos Frades Menores Capuchinhos de San Giovanni Rotondo.

Após deter-se em adoração diante do Santíssimo Sacramento, o Santo Padre visitará a cela número 1 do convento, onde o Pe. Pio faleceu.

Depois descerá à cripta para rezar diante do corpo do santo. Na cripta, só a fraternidade dos Frades Menores Capuchinhos compartilhará esse momento com o Papa.

Bento XVI acenderá duas lâmpadas diante da urna, como símbolo das visitas apostólicas dos dois últimos pontífices.

Veja tambem  Bento XVI: Onde Deus não é glorificado não há paz

Já na sacristia, o Papa se revestirá com os ornamentos litúrgicos e se dirigirá de papamóvel à praça da igreja de São Pio de Pietrelcina, atravessando a praça de Santa Maria da Graça.

Às 10h15, presidirá a solene concelebração eucarística, ao início da qual será saudado por Dom Ambrósio.

Ao finalizar a Missa, o Santo Padre rezará a oração mariana do Ângelus no mesmo lugar.

À tarde, às 16h45, o pontífice terá um encontro com os dirigentes, funcionários e pacientes do hospital “Casa Alívio do Sofrimento”.

Antes de seu discurso, receberá a saudação de Dom Ambrosio, presidente da Casa Alivio do Sofrimento, do diretor geral e de um enfermo.

Pouco depois, também de papa-móvel, ele se dirigirá à igreja de São Pio de Pietrelcina, onde, às 17h30, terá um encontro com sacerdotes, religiosos, religiosas e jovens.

Após o encontro, o Santo Padre voltará de papamóvel, seguindo o mesmo percurso da ida, ao estádio municipal “Antonio Massa”, de onde partirá de helicóptero às 18h15 para aterrissar no Vaticano às 19h30.

Para garantir um acesso ordenado ao lugar da celebração eucarística e dos encontros do Santo Padre, organizou-se um sistema de reservas com a emissão de convites gratuitos.

Para isso, ativou-se uma central telefônica com o número 0882 417300, onde se atenderão ligações das 9h às 12h e das 16h às 19h.

Também podem ser solicitados convites por fax, no número 0882 417377 e por correio eletrônico, no endereço visitapapa@santuariopadrepio.it

Aos que anunciarem sua presença, será dado um passe (que deverão mostrar no pára-brisa de seu carro) que lhes permitirá ter acesso de carro a uma área reservada da localidade Pozzo cavo.

Deste estacionamento sairá um serviço de transporte que levará os peregrinos ao Anfiteatro, de onde se pode chegar caminhando ao Santuário.

Veja tambem  Catecismo é a pedra angular que nos mantém enraizados na fé

As pessoas que quiserem chegar à área da celebração e dos encontros poderão seguir um caminho bem assinalado.

Quem quiser participar da celebração eucarística poderá ter acesso ao recinto da igreja de 6h30 a 8h30.

A igreja Santa Maria da Graça, inclusive a cripta, e a igreja São Pio de Pietrelcina permanecerão fechadas desde a tarde de 20 de junho.

O Santuário e a cripta se reabrirão à visita dos fiéis imediatamente após a saída do Papa (por volta das 18h30).

Para ter acesso à cripta, serão habilitadas duas entradas: a porta norte, junto à via Padre Pio, e a entrada que há junto à porta da igreja antiga. Para esse dia não será necessária a reserva.

Os organizadores destacaram que ninguém está autorizado a pedir dinheiro (exceto pelos gastos eventuais de envio a cargo do destinatário), nem pelos convites nem pelo acesso de carro ou ônibus, que será gratuito.




Comentários no Facebook:

comments