APARECIDA, segunda-feira, 1 de janeiro de 2006 (ZENIT.org).- O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida começou a construir o espaço onde o Papa Bento XVI vai rezar a missa de abertura da V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, no dia 13 de maio. A obra deve ficar pronta até o final de abril.

Durante a visita do Papa, o maior centro de peregrinação do país, que recebe oito milhões de pessoas que por ano, em apenas três dias, deverá receber cerca de um milhão de romeiros.

Segundo informa CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o espaço, de 13 metros de largura por 28 de altura, chamado de Tribunal Sul, vai seguir a arquitetura da basílica e tem ainda camarim no subsolo. O acesso ao local poderá ser por um túnel. O palco terá dois níveis ligados por escadarias e um elevador.

Para a construção da Tribuna, o nível do pátio será rebaixado em 1,75 m, com o objetivo de não impedir o fluxo de pedestres que vêm do Shopping do Romeiro para a igreja.

O Santuário deve gastar cerca de R$ 900 mil na construção do palco e todo dinheiro, assim como nas outras obras, é obtido por meio de doações.

A maior fonte de arrecadação é a Campanha dos Devotos, onde os fiéis colaboram voluntariamente, com qualquer quantia, por meio de depósitos bancários.

Atualmente há cerca de 500 mil pessoas cadastradas como devotos colaboradores, mas as doações nem sempre são freqüentes, segundo informações do Santuário.

A Conferência de Aparecida deve reunir cerca de 300 bispos e convidados especiais. O Papa faz a abertura do evento eclesial no dia 13 de maio e logo em seguida volta para Roma. A Conferência segue até o dia 31 de maio.