Com a presença do bispo de Setúbal

AMORA, quarta-feira, 28 de junho de 2006 (ZENIT.org).- Dar resposta aos desafios da Nova Evangelização é o motivo da abertura do primeiro «Café Cristão» em Amora (localidade de Setúbal, Portugal).

A sua inauguração, no fim de semana passado, foi o bispo local, Dom Gilberto Canavarro dos Reis.

Trata-se de um espaço para tomar um café «servido com amor», num espaço onde não são comercializadas bebidas alcoólicas, e com direito a uma mesa com Bíblia e um bloco de notas, ouvir música, presenciar um espetáculo teatral ou ler livros. Mas também é possível orar e se confessar.

«O fim de semana foi de festa, com muita música, teatro e dança», comentou à Agência Ecclesia Lina Andrade, uma das impulsionadoras deste projeto que surge, segundo os responsáveis, «como resposta aos desafios da Nova Evangelização».

Pelo que se conhece, o projeto é inédito na Península Ibérica; suscitou «reações positivas e de surpresa».

Neste espaço, que a partir de agora passa a estar aberto ao público, (ainda em horário provisório) de quarta a sábado entre as 16h e as 23h, e ao domingo, até às 19horas, existe uma Banda residente, mas «o espaço está aberto a intercâmbios» com outras bandas e grupos de música cristã.

«Queremos entrar em intercâmbio com outros grupos da Igreja para enriquecer esta forma de evangelizar», afirmou Lina Andrade.

Numa área de cerca de 400 metros quadrados, é possível encontrar uma sala de atendimento «para casos mais problemáticos», um cantinho infantil «para que os casais jovens possam trazer as suas crianças», uma biblioteca e um salão grande onde se desenvolvem as várias atividades e, onde está situada, também, uma pequena capela.

A partir do próximo sábado, o Café Cristão da Amora vai promover, semanalmente, um espaço de adoração ao Santíssimo Sacramento (16H-17:30H), e para o mês de setembro está programado o início da celebração mensal da Eucaristia.