ROMA, domingo, 16 de abril de 2006 (ZENIT.org).- A prelazia do Opus Dei qualificou de «lamentável» uma caricatura satírica ofensiva para os muçulmanos publicada por uma revista que leva em seu título o adjetivo de católica.

A charge, baseada na Divina Comédia de Dante Alighieri, apareceu no último número de «Studi Cattolici» («Estudos Católicos»), revista da editora «Ares», cujo diretor, Cesare Cavalleri, é membro da prelazia.

Marc Carroggio, encarregado da Sala de Informação do Opus Dei em Roma, publicou um comunicado para explicar que «nos últimos meses, os católicos de muitos países, e em diversas ocasiões também esta Sala, repetimos que não necessitamos mais de caricaturas de nenhuma religião. Sempre, mas especialmente nas circunstâncias atuais, teríamos de trabalhar todos a favor da concórdia, da tolerância, da compreensão».

«Esta vinheta em uma revista que leva em seu título o nome de católica parece-nos um ato lamentável, que manifesta falta de sensibilidade humana e de caridade cristã», acrescenta.

Carroggio declara que «ainda que o Opus Dei não tenha nenhuma responsabilidade sobre esta revista, e cada pessoa seja responsável por suas ações, queremos pedir perdão pela ofensa infringida».

O comunicado conclui afirmando que «é necessário que as religiões e seus símbolos sejam respeitados, e que os crentes não sejam objeto de brincadeiras que firam seus sentimentos religiosos».

«Esse é o único caminho que leva à paz e à fraternidade. E o respeito não é algo teórico, mas que se pode favorecer ou realizar com gestos concretos», conclui.

[Mais informações em www.opusdei.org]




Comentários no Facebook:

comments

Veja tambem  A grandeza na Liturgia aponta para a Beleza de Deus