Mobilização no Facebook contra proibição dos crucifixos na Espanha

Nasce o grupo “Sim ao crucifixo”

MADRI, quarta-feira, 19 de agosto de 2009 (ZENIT.org).- O anúncio do ministro da Justiça, Francisco Caamaño, da intenção do Governo espanhol de proibir a presença dos símbolos religiosos nos centros educativos públicos provocou a mobilização no Facebook.

Com este motivo se criou o grupo “Sim ao crucifixo”, que no momento do fechamento desta edição contava com cerca de 700 usuários na rede social, pouco depois de ter sido criado.

“O sinal da cruz é o sinal universal do amor e da paz”, dizem os promotores no Facebook.

O grupo é promovido pelo site da revista Ecclesia.

Nos foros de discussão, alguns dos participantes retomaram as declarações que emitiu esta terça-feira o cardeal Eduardo Martínez Somalo, carmalengo emérito e antigo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Após a reunião com Pedro Sanz, presidente do Governo de La Rioja, o purpurado espanhol reconheceu que “não entende” por que o Governo espanhol propõe mediante uma lei tirar crucifixos dos colégios públicos.

O cardeal confessou que desconhece “a quem os crucifixos podem agredir”, “ainda que não seja católico”. Não se entende, disse, como “para chegar à pluralidade e para ter uma autêntica democracia tenha de suprimir um elemento da pluralidade, que é o catolicismo, ou não respeitar a grande maioria, que são crentes”.




Comentários no Facebook:

comments

Veja tambem  Papa ordena 19 sacerdotes e adverte: «mundo» contamina a Igreja

Anteriores

Sem Deus, sociedade fica mais dividida e confusa, diz bispo

Próximo

Nova evangelização exige sacerdotes bem formados, assegura Papa

4 Comentários

  1. Calma pessoal, a noticia supra citada foi do dia 20 de agosto, na Espanha, no Brasil, respectivamente em São Paulo também já é fato a postura de uma Juiza no mesmo sentido. Precisamos ser mais tolerantes, inclusive, com estas pessoas intolerantes, pois elas nos ajudam a pensar mais e melhor nos valores da nossa cultura e religião, conforme fez esta Juiza.

    Vejam abaixo:

    Justiça nega proibição de crucifixos em órgãos públicos
    Sex, 21 Ago, 09h20

    “A juíza da 3ª Vara Cível Federal de São Paulo”, Maria Lúcia Lencastre Ursaia, determinou que os símbolos religiosos (crucifixos, imagens, entre outros) poderão permanecer nos órgãos públicos. A decisão liminar da juíza indeferiu o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para a retirada dos símbolos dos prédios públicos. A ação teve início com a representação do cidadão Daniel Sottomaior Pereira, que teria se sentido ofendido com a presença de um crucifixo num órgão público.

    No pedido feito dia 31 de julho, o MPF entendeu que a foto do crucifixo apresentada pelo autor desrespeitava o princípio da laicidade do Estado, da liberdade de crença, da isonomia, bem como ao princípio da impessoabilidade da administração pública e imparcialidade do Poder Judiciário. Porém, a juíza entendeu que não ocorreram ofensas à liberdade de escolha de religião, de adesão ou não a qualquer seita religiosa nem à liberdade de culto e de organização religiosa, pois são garantias previstas na Constituição.

    Para a magistrada, o Estado laico não deve ser entendido como uma instituição antireligiosa ou anticlerical. "O Estado laico foi a primeira organização política que garantiu a liberdade religiosa”. A liberdade de crença, de culto e a tolerância religiosa foram aceitas graças ao Estado laico e não como oposição a ele. Assim sendo, a laicidade não pode se expressar na eliminação dos símbolos religiosos, mas na tolerância aos mesmos", afirmou ela, na decisão.

    Copyright © 2009 Agência Estado. Todos os direitos reservados.

    Copyright © 2007 Yahoo!. Todos os direitos reservados.
    Privacidade – Termos do Serviço – Direitos Autorais – Precisa de ajuda?

  2. charle.dib

    O crusifixo e sinal da nossa salvaçao e nao e um enfeite, devemos colocar o crusifixo em todo lugar para lembrar as pessoas que era pra me ser crusificado pelo diabo mas Jesus que tem valor infinito morreu no meu lugar porque meu pecado e infinito.

  3. Helio Fernando

    Devemos nos fortalecer em Cristo, aos poucos está se levantando a grande perseguição a Igreja de Cristo, depois será contra nós Cristãos Católicos, rezemos para que o Senhor nos dê a coragem dos nossos irmãos que morreram sem negar sua Fé em Cristo, como São bartolomeu que foi esfolado vivo, cujo hoje é seu dia e os demais martires.
    PAZ E BEM! QUE DEUS ABENÇOE COM INTERCESSÃO DA NOSSA MÃE SANTISSIMA A TODOS OS NOSSOS INIMIGOS!

  4. Sueli

    … depois ficam culpando Deus pelas tragédias que acontecem no mundo…retiram ELE de todos os lugares e tudo por conta da "dificuldade" de algumas pessoas não católicas de entender que …não adoramos imagens…não damos poder para os Santos e Maria e sim pedimos que Eles intercedam por nós…Penso que isso é cultural e se continuar assim…ainda bem que Deus espera e entende o descontrole emocional dos seus filhos aqui…na Terra!

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén