Livro sobre as mensagens dos últimos pontífices aos avós

Cáritas, a rede Crescendo e Vida Ascendente publicam «O Papa e os idosos»

VALÊNCIA, quinta-feira, 6 de julho de 2006 (ZENIT.org).- Caritas Espanhola, a rede Crescendo e o movimento Vida Ascendente apresentaram esta quinta-feira o livro «O Papa e os idosos», no qual se recolhem as mensagens dirigidas por Bento XVI, João Paulo II e Paulo VI às pessoas de mais idade.

O volume foi apresentado durante a Feira Internacional das Famílias, que se celebra no recinto ferial valenciano dentro do V Encontro Mundial das Famílias.

A obra, editada por Cáritas Espanhola, pretende contribuir «para a defesa da dignidade» dos idosos e sensibilizar sobre a «necessidade de promover um envelhecimento cristão e humano», segundo assinalou Concha Guillén, diretora de Cáritas Diocesana de Valência, que apresentou o livro junto a Santiago Serrano, presidente nacional de Vida Ascendente, e José Maria Scals, presidente de Crescendo em Valência.

Segundo recolhe a agência AVAN, os três apresentadores coincidiram em lamentar que na atualidade «prima a visão economista, na qual a pessoa que não produz não conta». Contudo, os mais velhos «têm muito que contribuir e transmitir na sociedade, em colaboração com a Igreja», apontaram.

Por sua parte, o embaixador da Colômbia ante a Santa Sé e ante a Soberana Ordem de Malta, Guillermo León Escobar, afirmou que os avós são «a principal fonte de evangelização dos jovens».

Durante a inauguração, nesta quarta-feira, do Congresso dos Avós que se celebra na Feira Valência, dentro do V Encontro Mundial das Famílias, Escobar assegurou que a proximidade dos avós aos netos agrega sempre «seu cúmulo de experiências e de sabedoria».

O embaixador também destacou o papel «fundamental» dos idosos na educação dos jovens.





Anteriores

Educar os jovens na fé

Próximo

«Transmissão da fé é o problema primordial da Igreja»

  1. claudete Moyano

    Num mundo tão voltado pra modernidade,onde os jovens desconhecem o valor de um avô ou de uma avó.Desconhcem o abraço quentinho,histórias sábias que os avós tem pra contar….Como gostaria de te-los ainda comigo….Mas com certeza ao lado de Deus Zelam por nós.

Deixe um comentário

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén