Evangelho do dia – quarta-feira, 24 de abril de 2024 – João 12,44-50 – Bíblia Católica

Primeira Leitura (Atos 12,24-13,5a)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos.

Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo. Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”.

Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir. Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. Quando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus.
Eles tinham João como ajudante.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.



Evangelho (Jo 12,44-50)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo: Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.



Refletindo a Palavra de Deus

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje, gostaria de começar nossa reflexão com uma pergunta: Você já se sentiu perdido em meio ao caos do mundo? Talvez você tenha experimentado momentos de incerteza, onde as respostas parecem distantes e as situações da vida parecem esmagadoras. Nesses momentos, buscamos desesperadamente por uma luz, uma direção, algo que nos guie pelo caminho certo. E é exatamente nesse ponto que as palavras das Escrituras nos alcançam, trazendo luz e esperança para nossas vidas cotidianas.

Nossa primeira leitura, dos Atos dos Apóstolos, nos apresenta um cenário de perseguição e adversidade. Pedro, um dos pilares da Igreja, está preso, e a comunidade cristã enfrenta tempos difíceis. No entanto, a Palavra de Deus nos revela que, mesmo em meio às trevas, a luz da fé nunca se apaga. A oração fervorosa da comunidade é respondida, e Pedro é libertado milagrosamente pelo poder de Deus.

Essa história nos lembra que, independentemente das circunstâncias, Deus está no controle. Ele é o autor da nossa história e o guia do nosso caminho. Assim como Pedro, somos chamados a confiar em Deus, mesmo nos momentos mais sombrios de nossas vidas. Ele é o farol que nos conduz em meio à escuridão, e nossa fé é a âncora que nos mantém firmes.

No Evangelho de João, Jesus nos diz: “Quem crê em mim, não crê em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê, vê aquele que me enviou” (João 12,44-45). Essas palavras poderosas nos convidam a enxergar além da aparência física de Jesus e a reconhecer nele a presença divina. Quando abrimos nossos corações para Cristo, abrimo-nos também para o Pai, que o enviou para nos revelar seu amor e sua vontade.

Mas como podemos enxergar além da aparência física de Jesus? Como podemos experimentar sua presença em nossas vidas diárias? É aqui que a fé se torna essencial. A fé não é apenas uma crença intelectual, mas uma entrega total de nós mesmos a Deus. É a confiança de que, mesmo quando não podemos ver claramente o caminho à nossa frente, Deus está conosco, caminhando ao nosso lado.

Para ilustrar isso, permitam-me compartilhar uma história com vocês. Certa vez, um homem estava caminhando em uma praia deserta após uma tempestade. A praia estava cheia de estrelas-do-mar que haviam sido jogadas na areia pela maré alta. O homem começou a pegar uma estrela-do-mar de cada vez e jogá-la de volta ao mar. Um observador, vendo a grande quantidade de estrelas-do-mar na praia, disse ao homem: “Você não está perdendo seu tempo? Nunca conseguirá salvar todas essas estrelas-do-mar.” O homem, segurando uma estrela-do-mar em suas mãos, olhou para ela e respondeu: “Para essa estrela-do-mar, faz toda a diferença.”

Essa história nos lembra que, embora possamos sentir que nossas ações individuais não fazem uma grande diferença no mundo, cada ato de amor e compaixão tem um impacto significativo na vida daqueles ao nosso redor. Da mesma forma, ao nos entregarmos a Deus em fé, permitimos que sua presença transformadora brilhe através de nós, tocando e transformando vidas ao nosso redor.

Queridos irmãos e irmãs, somos chamados a ser a luz do mundo, refletindo o amor de Deus em nossas ações diárias. Ao nos voltarmos para as Escrituras, encontramos orientação e sabedoria para enfrentar os desafios da vida. Encontramos uma bússola que nos aponta na direção certa, mesmo quando a tempestade ameaça nos desviar do caminho.

Portanto, eu os encorajo a buscar a Palavra de Deus e a mergulhar nela diariamente. Façam da leitura das Escrituras uma parte essencial de suas vidas, permitindo que ela moldae transforme seus pensamentos, palavras e ações. Assim como um atleta treina diariamente para alcançar a excelência, nós também devemos nos dedicar ao estudo e à compreensão das Escrituras, para que nossas vidas sejam um reflexo vivo do amor de Deus.

Além disso, assim como uma árvore precisa de raízes profundas para se sustentar, nós precisamos nos enraizar na Palavra de Deus. Quando enfrentamos tempos de tribulação e desafios, é a profundidade de nossa fé que nos mantém firmes. Portanto, dediquem-se ao estudo da Bíblia, busquem a orientação do Espírito Santo e permitam que a Palavra de Deus penetre em seus corações, nutrindo e fortalecendo sua fé.

Ao longo desta homilia, mencionei a importância de enxergar além da aparência física de Jesus. Mas como podemos fazer isso? Como podemos reconhecer sua presença em nossas vidas diárias? Permitam-me ilustrar isso com uma metáfora.

Imagine que você está em um quarto escuro, procurando desesperadamente por uma chave que abrirá a porta para a liberdade. Você tateia nas paredes, tentando encontrar alguma pista, mas tudo o que encontra são obstáculos e incertezas. Então, de repente, uma luz brilha no canto do quarto. Você se aproxima e vê uma chave pendurada em um pequeno gancho. Essa chave representa Jesus, a chave que nos liberta das correntes do pecado e nos conduz à vida abundante em Deus.

Mas aqui está a questão: a chave não tem utilidade se você apenas a observa ou a guarda no bolso. Você precisa pegar a chave, inseri-la na fechadura e girá-la para abrir a porta. Da mesma forma, Jesus está diante de nós, oferecendo-nos a chave para uma vida plena e significativa. Cabe a nós pegar essa chave e permitir que ele entre em nossas vidas, transformando-nos de dentro para fora.

E como podemos fazer isso? A resposta está no próprio Evangelho de João: “Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para o salvar” (João 12,47). Jesus nos convida a ouvir suas palavras e guardá-las em nossos corações. Isso envolve não apenas ouvir passivamente, mas agir de acordo com o que ouvimos.

Queridos irmãos e irmãs, não se contentem apenas em serem ouvintes da Palavra, mas sejam praticantes dela. Assim como uma árvore é conhecida pelos frutos que produz, sejam conhecidos como discípulos de Jesus através de suas ações amorosas e compassivas. Amem seus vizinhos como a si mesmos, perdoem aqueles que os machucaram, sirvam os necessitados e compartilhem a boa nova da salvação em Cristo.

Por fim, gostaria de lembrar a todos nós que somos amados incondicionalmente por Deus. Não importa quais erros tenhamos cometido, quão longe tenhamos nos afastado do caminho certo ou quanta culpa carreguemos em nossos corações, a graça de Deus é maior do que tudo isso. Ele está pronto para nos perdoar, nos renovar e nos dar uma nova vida em seu amor.

Portanto, neste momento de silêncio, convido cada um de vocês a abrir seus corações para Deus, a se renderem a Ele e a receberem sua graça abundante. Permitam que sua presença transformadora encha suas vidas e as capacite a viver em conformidade com sua vontade.

Queridos irmãos e irmãs, que a luz da fé brilhe intensamente em nossas vidas e que sejamos testemunhas vivas do amor e da graça de Deus. Que nossas ações falem mais alto do que nossas palavras e que o mundo seja transformado através de nossos testemunhos de fé. Que possamos nos enraizar na Palavra de Deus, nos entregar a Ele em total confiança e permitir que sua presença habite em nós.

Que Deus os abençoe e os guie em sua jornada de fé. Amém.


Livraria Católica