Evangelho do dia – quinta-feira, 18 de abril de 2024 – João 6,44-51 – Bíblia Católica

Primeira Leitura (At 8,26-40)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.

Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”

O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém o explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.

E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”

O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.



Evangelho (Jo 6,44-51)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.

Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.



Refletindo a Palavra de Deus

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje, quero começar nossa reflexão com uma pergunta: você já se sentiu perdido em algum momento de sua vida? Talvez você tenha se sentido perdido em um relacionamento, uma carreira ou até mesmo em sua fé. A sensação de se perder é assustadora, pois nos deixa sem rumo, sem direção. Mas saiba que você não está sozinho. Nossas passagens bíblicas de hoje nos revelam que Deus está sempre pronto para nos encontrar e nos conduzir de volta ao caminho da verdade e da vida.

Na primeira leitura, acompanhamos a história do eunuco etíope que estava voltando de Jerusalém, lendo as palavras do profeta Isaías. Ele estava sedento por compreender as Escrituras, mas se sentia perdido em meio a tantas palavras e profecias. Então, o Espírito Santo enviou Filipe para ajudá-lo. Filipe se aproximou do eunuco e perguntou: “Você entende o que está lendo?”.

Essa pergunta ressoa em nossas vidas hoje. Quantas vezes lemos as Escrituras, mas não as compreendemos verdadeiramente? Quantas vezes nos sentimos perdidos diante dos ensinamentos de Jesus? É nesse momento que o Espírito Santo age em nós, enviando pessoas e situações para nos ajudar a compreender e encontrar o verdadeiro significado da Palavra de Deus. Filipe explicou ao eunuco o que ele estava lendo, e o coração daquele homem se abriu para a verdade.

Assim como o eunuco etíope, também encontramos em nosso caminho a sabedoria divina revelada nas palavras de Jesus. No Evangelho de João, Jesus nos diz: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair”. Essas palavras podem parecer complexas, mas vamos desvendar seu significado juntos.

Imaginem-se em um barco à deriva em um mar agitado. As ondas violentas ameaçam virar o barco e lançá-los nas profundezas. Mas, de repente, vocês avistam uma luz brilhante que os atrai. Essa luz é a mão misericordiosa de Deus estendida em sua direção, atraindo-os para um porto seguro. Essa é a atração do Pai que Jesus menciona.

Mas como podemos experimentar essa atração divina em nossas vidas? Jesus nos dá a resposta: “Eu sou o pão vivo descido do céu”. Assim como o pão é essencial para nossa sustentação física, Jesus é essencial para nossa vida espiritual. Ele é o alimento que nos nutre, nos fortalece e nos atrai para a presença amorosa do Pai.

Quando nos aproximamos da Eucaristia, quando recebemos o Corpo e o Sangue de Cristo, somos atraídos para o mistério do amor divino. É como se Deus, em sua generosidade infinita, nos abraçasse e nos convidasse a fazer parte de sua vida. A Eucaristia é a manifestação do amor divino que nos atrai para uma comunhão profunda com Deus e com nossos irmãos e irmãs.

Mas não basta apenas ser atraídos pelo amor de Deus; devemos responder a essa atração. Jesus nos diz: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. Essa é uma chamada à comunhão, à união com Cristo. Devemos nos permitir ser transformados por essa experiência e permitir que Cristo viva em nós e através de nós.

Ao longo de nossas vidas, somos constantemente atraídos por muitas coisas: o sucesso, o poder, o prazer. Mas essas atrações passageiras não podem satisfazer nossa fome espiritual. Somente o amor de Deus pode preencher esse vazio em nossos corações.

Queridos irmãos e irmãs, convido vocês a se perguntarem: O que os atrai? O que os move em direção a Deus? E, mais importante ainda, como vocês respondem a essa atração? Permitam-se serem atraídos pelo amor divino, busquem o alimento que só Jesus pode oferecer. E,assim como o eunuco etíope, busquem compreender verdadeiramente a Palavra de Deus. Abram seus corações para a ação do Espírito Santo, que está sempre pronto para nos guiar e iluminar nosso entendimento.

Lembrem-se de que nossa fé não é apenas uma teoria intelectual, mas algo que deve ser vivido em nosso cotidiano. Por isso, quero compartilhar com vocês uma história que ilustra a importância de vivermos os ensinamentos de Jesus.

Havia um jovem que sonhava em se tornar um grande músico. Ele estudava e praticava incansavelmente, mas havia um problema: ele tinha medo de se apresentar em público. Toda vez que estava diante de uma plateia, seu coração acelerava, suas mãos tremiam e ele não conseguia produzir o som que sabia que era capaz.

Um dia, ele decidiu enfrentar seu medo e se inscreveu para participar de um concurso de música. Quando chegou o dia da apresentação, ele subiu ao palco, olhou para a plateia e sentiu o medo tomando conta de seu corpo. Mas então, ele se lembrou de uma frase que ouviu de seu professor: “A música é como a vida. Você só pode tocá-la de verdade se deixar seu coração entrar na melodia”.

Com essa lembrança em mente, o jovem respirou fundo, fechou os olhos e deixou sua paixão pela música tomar conta de si. Ele tocou com toda a sua alma, entregando-se completamente à melodia. E algo incrível aconteceu. O medo se dissipou, e ele sentiu uma conexão profunda com a música e com o público. Sua performance foi magnífica, e ele recebeu aplausos calorosos.

Queridos irmãos e irmãs, assim como o jovem músico, também somos chamados a deixar nossos corações entrar na melodia da vida. Jesus nos convida a vivermos plenamente o amor, a compaixão, a generosidade e a justiça. Ele nos chama a transcender nossos medos, inseguranças e egoísmo, para que possamos tocar a sinfonia divina que ressoa em cada um de nós.

E como podemos fazer isso? Primeiramente, devemos dedicar um tempo diário para a oração e a leitura da Palavra de Deus. Assim como o eunuco etíope, devemos buscar compreender as Escrituras e permitir que o Espírito Santo nos guie em nossa jornada espiritual.

Além disso, devemos nos abrir para os outros, praticando a caridade e o amor ao próximo. Jesus nos ensinou a amar até mesmo os nossos inimigos, a perdoar setenta vezes sete, a oferecer a outra face. Esses ensinamentos podem parecer difíceis, mas lembrem-se de que Jesus não nos dá tarefas impossíveis. Ele nos dá a graça e a força necessárias para vivermos de acordo com sua vontade.

Quando permitimos que o amor de Deus entre em nossas vidas e o manifestamos através de nossas ações, nos tornamos instrumentos de transformação em nosso mundo. Podemos ser como uma música que toca os corações daqueles que nos rodeiam, inspirando-os a buscar a Deus e a viver de acordo com seus mandamentos.

Queridos irmãos e irmãs, hoje somos chamados a refletir sobre o que nos atrai e como respondemos a essa atração. Que possamos abrir nossos corações para a ação do Espírito Santo, permitindo que ele nos guie em nossa jornada espiritual. Que possamos buscar o alimento espiritual que só Jesus pode oferecer, permitindo que ele viva em nós e através de nós. E que possamos viver plenamente a melodia da vida, tocando o amor divino em cada ação, em cada palavra e em cada pensamento.

Que a graça de Deus esteja conosco, fortalecendo-nos e conduzindo-nos no caminho da santidade. Que o Espírito Santo nos inspire e nos guie em nossa busca pela compreensão das Escrituras. E que o amor de Jesus seja o farol que nos atrai e nos orienta em nossa jornada rumo à vida eterna.

Que assim seja. Amém.


Livraria Católica