João Paulo II é beatificado diante de 1 milhão de fiéis

http://www.youtube.com/watch?v=tHLdgnFDD20

Em uma cerimônia solene na presença de mais de 1 milhão de pessoas que lotaram a praça de São Pedro, segundo a polícia romana, o Papa Bento XVI proclamou beato o seu antecessor, João Paulo II (1920-2005), neste domingo (1º).
Um cardeal leu um texto sobre a vida do pontífice, morto em 2005, após 27 anos de papado. Foram destacadas virtudes de João Paulo II, como seus dotes intelectuais, morais e espirituais.

Após a leitura, ocorreu o principal momento da cerimônia, em que foi descerrado um retrato de João Paulo II, a partir de então denominado beato. “Concedemos que o venerado servo de Deus João Paulo II, Papa, seja de agora em diante chamado beato”, proclamou Bento XVI.

A data escolhida para a veneração do papa foi 22 de outubro, dia da primeira missa do seu pontificado.

Muitos aplausos e gritos de “Santo subito” (Santo já), como no dia do funeral de João Paulo II, foram ouvidos na praça, repleta de pessoas que exibiam bandeiras de muitos países, entre elas a polonesa e a brasileira.

A freira francesa irmã Marie Simon-Pierre Normand – cuja a cura do mal de Parkinson, a mesma doença degenerativa do papa, em junho de 2005, é tida como a primeira graça de João Paulo II- levou ao altar uma ampola contendo sangue do Papa, enquanto outra religiosa que o acompanhou durante o papado, levou algumas de suas relíquias.

O Papa polonês, nomeado Sumo Pontífice em 1978, faleceu em 2 de abril de 2005 aos 84 anos.

A beatificação é a etapa anterior à canonização e aconteceu em tempo recorde.

Desde as primeiras horas da madrugada milhares de fiéis, entre eles poloneses, espanhóis, italianos, franceses e latino-americanos, fizeram fila para entrar no local.

A cerimônia teve início às 10 horas no horário local (5h de Brasília), pelo papa e outros 800 sacerdotes presentes. Com um cálice e mitra que foram usados nos últimos anos de pontificado de João Paulo II e com uma vestimenta que também pertenceu a seu antecessor, Bento XVI abriu a cerimônia com uma saudação em latim, que foi traduzida simultaneamente em espanhol, francês, português, francês, inglês, alemão e polonês pela Rádio Vaticano.




Comentários no Facebook:

comments

Anteriores

A beatificação mais lotada da história

Próximo

João Paulo II já repousa na capela de São Sebastião

  1. elza maria bastos pe

    QUE O BEATO JOÃO PAULO INTERCEDA POR TODOS NÓS PARA QUE UM DIA POSSAMOS CHEGAR A SANTIDADE,POIS É UM CAMINHO,DIFÍCIL E SOFRIDO,ONDE QUEM REINA ´E O AMOR.QUE ELE JUNTAMENTE COM MARIA NOS DE A FORÇA NECESSARIAS PARA QUE POSSAMOS PERSEVERAR NA FÉ NO AMOR VENCENDO TODOS OS OBSTACULOS QUE A VIDA NOS OFERECE.BENDITO SEJA O NOME DE DEUS,E OBRIGADO SENHOR POR NOS MOSTRAR ATRVES DO SEU SERVO JOÁO PAULO COMO DEVEMOS FAZER PARA CHEGAR A SANTIDADE.

  2. ELe nao foi Papa por acaso e nem Beatificado por ocasião, ele consenguiu convecer o mundo q realmente JESUS é capaz de levar PAZ onde há guerra. Beato João Paulo II rogai por nós!

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén