BUENOS AIRES, 14 Ago. 13 / 12:22 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco enviou uma carta ao Bispo de Concepção, na província argentina de Tucumán, Dom José María Rossi, pelas bodas de ouro que esta jurisdição eclesiástica acaba de celebrar. Na missiva, referiu-se a três “palavras”: caminhar, tornar-se discípulo e anunciar. Também lhes pediu: “Sejam inquietos porque o amor que Jesus nos dá vale a pena”.

Esta é a carta na íntegra:

“Nestes dias a diocese da Santíssima Concepção celebrará seu 50º aniversário. Quero, nesta ocasião, estar muito próximo a Vocês. Não posso esquecer os dias passados aí durante os Exercícios do Clero. Lembro-me dos rostos dos padres e rezo por eles”.

Agora estendo mais meu olhar e o meu coração para cada um dos fiéis e me uno à celebração e à alegria de todos vocês. Nestes cinquenta anos fizeram caminho e um caminho de discípulos de Jesus e anunciadores do Evangelho: discípulos e missionários, para que todos os diocesanos tenham vida em abundância.

Caminhar, deixar-se discipular e anunciar. Três palavras. ‘Caminhar’: Vocês sabem que tenho medo dos cristãos quietos. Terminam como a água estancada. ‘Deixar-se discipular’: também me dão medo os que acreditam que ‘sabem tudo’, os autossuficientes. Sem notar, vão fechando seu coração ao Senhor; terminam centrados em si mesmos.

Quando a pessoa se encontra com Jesus vive o estupor maravilhoso desse encontro e sente a necessidade de buscá-lo na oração, na leitura dos Evangelhos. Sente a necessidade de adorá-lo, de conhecê-lo… e sente a necessidade de anunciá-lo.

E esta é a terceira palavra: ‘anunciar’, quer dizer ser missionários, levar o nome, o ensinamento, os gestos de Jesus aos irmãos. O cristão caminha, faz-se discípulo e anuncia. Não está quieto, sai de si mesmo: sai de si mesmo para anunciar a Boa Nova de Jesus aos irmãos.

“Queridos irmãos da diocese de Concepção: que a grande celebração dos 50 anos seja duradoura na vida de Vocês. Que, como nossa Mãe, saiam de si mesmos tanto para adorar como para anunciar. Sejam inquietos porque o amor que Jesus nos dá vale a pena. Desejo-lhes um feliz cinquentenário e, por favor, peço-lhes que rezem por mim. Que Jesus os abençoe e a Virgem Santa os cuide. Afetuosamente, Francisco”.