Canonização de João Paulo II e João XXIII será transmitida em HD e em 3D

VATICANO, 01 Abr. 14 / 06:04 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Centro Televisivo Vaticano (CTV), em um projeto conjunto com a Sony e a companhia Sky, transmitirá a canonização de João XXIII e João Paulo II, no dia 27 de abril às 10:00 a.m. (hora local), em alta definição e em 3D para cerca de 20 países.

Conforme informou a Rádio Vaticano, este 27 de abril, milhões de pessoas, desde suas casas ou em uma das 500 salas de cinema preparadas em todo mundo pela Nexco Digital gratuitamente para o evento, poderão “entrar” na Praça de São Pedro para rezar junto ao Papa Francisco neste histórico evento eclesial.

O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, destacou a importância de “envolver em todo o mundo os homens e mulheres de hoje que querem estar presentes neste evento de grande fé”.

“As novas tecnologias são um desafio, mas sobre tudo são uma grande oportunidade para a relação, o conhecimento, a participação, a oportunidade de viver a história”, assinalou.

Andrea Zappia, o diretor geral da plataforma italiana de televisão via satélite digital Sky indicou que o uso do 3D “permite compreender como as tecnologias atuais, frequentemente usadas por motivos comerciais, podem na verdade ter um valor informativo, social, espiritual, particularmente elevado”.

David Bush, diretor de marketing da Sony para a Europa, assinalou por sua parte: “espero que isto ajude a difundir a emoção do evento a todas essas milhares de pessoas em todo o mundo, que querem estar ali fisicamente. E este é o objetivo da tecnologia, acredito eu, buscar replicar a experiência real de estar aqui, na Praça de São Pedro”.

Por último, o diretor do Centro Televisivo Vaticano assinalou que “queremos oferecer, por um lado, uma grande difusão de tipo imersivo às pessoas que não podem vir”. Para nós, todo o mundo está envolvido. Em segundo lugar, sentimos a responsabilidade de preservar a história, e por isso usamos a tecnologia 4K (de altíssima resolução de vídeo).