Papa Francisco

Roma, 31 Out. 13 / 05:31 pm (ACI/EWTN Noticias).- A conhecida revista Forbes colocou o Papa Francisco no quarto lugar da lista das pessoas mais poderososdo mundo”, elaborada para o ano 2013.

A lista foi publicada neste 30 de outubro e situa no primeiro lugar o presidente da Rússia, Vladimir Putin; seguido pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; e em terceiro lugar o primeiro-ministro da China, Xi Jinping.

No Vaticano a notícia passou desapercebida e segundo explicou o porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, a ACI Digital, a informação “não tem valor algum em particular”.

“Parece-me evidente que o Papa é uma pessoa que causa no mundo uma grande atenção. Não é de surpreender-se, além disso, os critérios destas investigações são muito opináveis. É um reconhecimento da atenção que desperta o Papa”, acrescentou o Pe. Lombardi.
Forbes especifica que o Papa Francisco ocupa o quarto lugar da lista por liderar mais de 1 bilhão e duzentos milhões de pessoas no mundo, o número de fiéis que compõem a Igreja Católica hoje em dia e que equivale à sexta parte da população mundial.

O Papa Francisco “insuflou uma nova energia na religião maior do mundo”, escreve Forbes.
A revista financeira destaca ainda que o Pontífice argentino “abraçou aos meios de comunicação sociais com o uso regular do Twitter para dar conselhos” a seus milhões de seguidores e foi o primeiro Papa em deixar-se fotografar ao estilo “selfie”, cuja tradução ao espanhol consistiria em ser fotografado com uma ou mais pessoas com um dispositivo móvel.

Forbes conclui definindo ao Papa como um fã do futebol, que tem compaixão pelos mais pobres, revalorizou o papel da mulher e provém de orígenes humildes.