Ex-Protestante responde: O que significa o termo Católico?

Por Steve Ray
Tradução: Renata Espíndola
Fonte: Catholic Convert

A história do termo Católico

Como um protestante, fui para uma igreja evangélica que modificou um importante e histórico termo no Credo dos Apóstolos. Ao invés da “Santa, Católica Igreja”, éramos a “Santa, Cristã Igreja”. Nada refleti sobre este fato naquele momento. Certamente não havia nenhuma intenção maligna, apenas uma repugnância com a Igreja Católica e o distinto desejo de nos distanciarmos desta heresia e tradição feitas pelas mãos dos homens.

Para mim, os católicos se desviaram logo no início da “Cristandade Bíblica”, então eles simplesmente inventaram um novo termo para descrever sua sociedade. Desde que nós, os evangélicos, supostamente éramos os leais e verdadeiros crentes da Bíblia, não possuíamos nenhum interesse no termo católico, desde que este não foi encontrado em nenhum lugar entre as capas da Bíblia, ou seja no corpo textual não era citado. Era apenas um termo cujo viés era carregado por uma bagagem negativa, então nós o removemos do Credo.

Eu deveria ter questionado “De onde vem o termo católico e o que significa”. Estaria eu correto em assumir que os Católicos Romanos inventaram o termo para destacá-los da “Cristandade Bíblica”?

Como doutrinas e palavras se desenvolvem

O desenvolvimento da doutrina não é apenas um fenômeno católico. É também um fato entre protestantes e em todas as religiões ou tradições teológicas. Ao longo dos anos, termos teológicos são desenvolvidos para auxiliar na explicação do conhecimento mais profundo da fé. Como os cristãos ponderam, a Revelação foi transmitida pelos apóstolos e depositada na Igreja d’Ele – a Igreja pondera apoiada na Palavra de Deus – refletindo cada vez mais profundamente.

Não é muito diferente de se descascar uma cebola em camadas, o se penetrar profundamente no coração. O desenvolvimento da doutrina define, molda e interpreta o depósito da fé. A Bíblia não é um manual técnico de instruções teológicas ou de detalhamento de uma igreja, como seria um catecismo ou um guia de estudos. O significado da Bíblia não é sempre claro, como nos contou São Pedro (2Ped 3,15-16). Trinta e três mil denominações protestantes – competindo entre si também tornam este fato aparente, uma vez que falham em concordar no que a Bíblia diz. Faz-se necessária a autoridade de uma igreja universal e dos sucessores dos apóstolos para formular as doutrinas da fé. Como um evangélico, eu era ingênuo ao pensar que poderia recriar a roda teológica para mim mesmo.

Para ilustrar o desenvolvimento doutrinário, observemos o termo Trindade. Este termo nunca aparece na Bíblia, nem a mesma dá a fórmula explícita para a natureza da Trindade como comumente é utilizada hoje, como sendo “Um Deus Único em Três Pessoas Distintas” ou “Três Pessoas, Uma Natureza“. Todavia, o termo Trindade, como desenvolvido internamente na Igreja Católica, é uma crença essencial para quase toda denominação protestante. O primeiro registro do uso do termo Trindade – trias – foi nos escritos de Teófilo de Antioquia, em torno do ano 180 A.D.. Apesar de não ter sido encontrada na Bíblia, a Igreja Primitiva desenvolveu termos como Trindade, os quais são utilizados para definir e explicar doutrinas cristãs essenciais e básicas.

De modo interessante, enquanto vários protestantes objetam a idéia do desenvolvimento da doutrina segundo a Igreja Católica, os mesmos não têm problema com o desenvolvimento em seus próprios campos, inclusive quanto a inovações e invenções. Tome por exemplo, o Arrebatamento, outro termo não encontrado na Bíblia e não utilizado em qualquer círculo teológico até meados do século XIX. Após uma “profética articulação” vinda de duas mulheres numa reunião escocesa de renovação, a nova doutrina do “Arrebatamento” espalhou como um incêndio selvagem por toda Nova Inglaterra e América.

Foi a Igreja Católica quem definiu a Trindade Sagrada, a divindade e humanidade de Cristo – a união hipoestática destas duas naturezas na pessoa única e divina de Jesus -, salvação, batismo, a Sagrada Eucaristia e todos os outros ensinamentos que pavimentam a Fé Cristã. Foi também a Igreja Católica que trouxe à tona o Novo Testamento – coletando, canonizando, preservando, distribuindo e interpretando o mesmo. Como um protestante, eu estava bastante inclinado para a aceitação inconsciente dos ensinamentos da Igreja Católica sobre a Trindade, sobre a deidade de Cristo, o cânon ortodoxo do Novo Testamento e etc., mas rejeitava, voluntariosamente, o ensinamento “integral” da Igreja Católica. Hoje, compreendo que é na Igreja Católica que encontramos a abundância da fé e o visível e universal corpo de Cristo.

A definição do termo Católico

Entretanto, nós ainda não definimos o termo católico. Ele vem do termo grego “katholikós“, o qual é a combinação de duas palavras: “kata” – concernente – e “holos” – totalidade; por conseqüência, “concernente à totalidade” ou “integral, abrangente”. De acordo com o Dicionário Oxford de Etimologia Inglesa, o termo católico surge de uma palavra grega cujo significado é “relativo à totalidade” ou mais simplesmente, “geral ou universal”.

Universal é originado de duas palavras gregas: “uni” – um – e “vetere” – giro; por conseqüência, “girando ao redor de um” ou “transformado em um[1]. A palavra igreja deriva do grego “ecclesia“, a qual significa “aqueles chamados para socorrer“, como se convocados a serem sublimados e libertos do mundo para formar uma sociedade distinta. Então, a Igreja Católica é feita destes que foram convocados e reunidos numa visível e universal sociedade fundada por Cristo.

Em seus primeiros anos a Igreja era pequena, tanto geograficamente, quanto numericamente. Aproximadamente pela primeira década, a Igreja na área de Jerusalém foi constituída exclusivamente de judeus; o termo católico dificilmente poderia ser aplicado. Entretanto, conforme a Igreja crescia e se espalhava pelo Império Romano, foi incorporando judeus e gentios, ricos e pobres, romanos, homens libertos e até mesmo escravos; ou seja, homens e mulheres de cada tribo e idioma. Porém, por volta do terceiro século, era católica uma em cada dez pessoas no Império Romano. Do mesmo modo que o termo Trindade foi apropriado para descrever a natureza de Deus, assim foi com o termo católico para descrever a natureza do Corpo de Cristo – a Igreja -, mas voltemos à história do termo católico.

O registro inicial de seu uso foi encontrado nos primeiros anos da literatura cristã. Encontramos o primeiro indício nos escritos de São Inácio de Antioquia, o qual era um homem jovem durante o tempo de vida dos apóstolos e foi o segundo Bispo de Antióquia, sucessor de Pedro. São Inácio esteve imerso na tradição viva da igreja local em Antióquia, onde os seguidores de Cristo foram inicialmente denominados cristãos (At 11,26). Ele esteve presente o suficiente não só para conhecer os apóstolos, mas para ser ensinado e ordenado diretamente pelos mesmos. Dos apóstolos, Santo Inácio aprendeu o que era a Igreja, como deveria funcionar, crescer e ser governada. A História nos informa que São Pedro era o Bispo de Antióquia na época, e de fato, os Pais da Igreja proclamam que São Inácio foi ordenado pelo próprio São Pedro[2]. São Inácio certamente prestou adoração com Pedro, Paulo e João, vivendo com ou próximo a eles e esteve sob as orientações destes apóstolos especiais. São Inácio de Antióquia é conhecido e reverenciado como uma testemunha autêntica da tradição e costumes dos apóstolos.

Nos documentos existentes que resistiram até nossa época, São Inácio foi o primeiro a utilizar o termo católico em referência à Igreja. Em sua jornada a Roma, sob escolta militar para o Coliseu, onde seria devorado por leões devido a sua fé, escreveu que “Vocês todos devem seguir o Bispo assim como Jesus Cristo segue ao Pai, e ao presbitério como vocês seguiriam aos apóstolos. Aonde quer que o Bispo surja, permita que as pessoas ali estejam, assim como onde quer que Jesus Cristo esteja, ali se encontra a Igreja Católica” (Epístola aos Esmirniotas).

Outro registro inicial do termo católico é associado a São Policarpo, Bispo de Esmirna, o qual o utilizou por diversas vezes. São Policarpo foi discípulo do apóstolo João, assim como este o foi de Jesus Cristo. Como São Inácio, São Policarpo morreu martirizado num coliseu em 155A.D.. No Martiriológo de São Policarpo, escrito no período de sua morte, lemos “Da Igreja de Deus localizada em Esmirna para a Igreja de Deus localizada em Filomélia, e para todas as dioceses da santa e católica Igreja localizadas em qualquer parte” (Epístola da Igreja em Esmirna, Prefácio). Posteriormente, é citado no mesmo livro que “quando Policarpo terminou sua oração, na qual relembrou todos os que conheceu… e toda a Igreja Católica dispersa pelo mundo…“. Após a oração, os romanos o entregaram às feras selvagens, ao fogo e à espada. A epístola conclui ainda que “agora com os Apóstolos e todos os justos, se encontra glorificando ao Deus e Pai Todo Poderoso, louvando ao Nosso Senhor Jesus Cristo, o Salvador de nossas almas e Pastor da Igreja Católica por todo o mundo“. (8)

Então podemos claramente entender que logo no início do segundo século, os cristãos usaram regularmente o termo católico como uma definição do estabelecimento da Igreja. A partir do segundo século em diante, vemos que o termo é regularmente aplicado por teólogos e escritores.Alguém poderia facilmente concluir que “católica” era uma descrição inicial da Igreja, provavelmente utilizada pelos próprios apóstolos.

No quarto século, Santo Agostinho ao retransmitir a tradição da Igreja Primitiva, não economizou palavras para referendar a importância e disseminação a longa distância do uso do termo católico. Ele escreveu que “devemos ser leais à religião cristã e à comunicação em Sua Igreja que é católica, e que não é denominada católica apenas por seus próprios membros, mas também por todos seus inimigos” (A Verdadeira Religião 7,12). E novamente, “a única e verdadeira denominação Católica, a qual não sem razão, pertence somente a esta Igreja, defronte tantos hereges, e embora todos os hereges desejem ser denominados católicos, quando um estranho lhes pergunta a localização da Igreja Católica, nenhum destes hereges ousa apontar para sua própria basílica ou casa” (Contra a Carta de Mani entitulada “A Fundação” 4,5).

A inicial aplicação e a importância do termo também poderão ser compreendidas através de seu uso tanto no Credo dos Apóstolos, quanto no de Nicene. Se você fosse um cristão no primeiro milênio, você seria um católico; e se você era um católico, você recitou estes credos afirmando “Uma Santa, Católica e Apostólica Igreja“. Infelizmente, hoje algumas pessoas buscam realizar uma distinção entre “Católica” com “C” maiúsculo e “católica” com “c” minúsculo, mas tal distinção é um desenvolvimento recente e jamais escutado na Igreja Primitiva.

O entendimento bíblico do termo Católico

Jesus enviou seus apóstolos como missionários levando as seguintes palavras “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” (Mt 28, 19-20). Como nos recorda Frank Sheed, “Preste atenção primeiramente na repetição tripla da idéia de “totalidade” – todas as nações, todas as coisas, todos os dias. Católico, dizemos, significa universal. Examinando o termo universal, vemos que este contém duas idéias, a idéia do todo, a idéia do um. Mas tudo o que? Todas as nações, todo os ensinamentos, todo o tempo, assim diz Nosso Senhor. Não é uma descrição exagerada da Igreja Católica. Nem sob o mais insano exagero, esta poderia evoluir como uma descrição de qualquer outra [igreja]” (Teologia e Santidade [San Francisco, CA: Ignatius Press, 1993], 284).

Jesus utilizou a palavra igreja duas vezes nos evangelhos, e ambas em Mateus, Ele disse “…sobre esta pedra edificarei minha igreja…” (Mt 16,18). Ele não mencionou igrejas ainda que estabelecesse uma divisão, nem insinuou que esta seria uma igreja invisível maquiada em grupos competidores entre si. Ele estava estabelecendo uma visível e reconhecível igreja. E em Mateus 18,17, Jesus diz que “Caso não lhes der ouvido, dizei-o à Igreja“, quanto à correção fraterna de um irmão pelo outro. Repare o artigo “a” referindo-se a uma entidade distinta; não “igrejas”, mas uma visível, reconhecível igreja na qual se espera ter uma liderança reconhecível com universal autoridade.

Atualmente, qualquer um pode constatar o triste estado da “Cristandade” ao comparar as palavras de Jesus sobre “a Igreja” com a situação corrente. Se um Metodista ofende um Batista, ou um Presbiteriano ofende um Pentecostal, qual “igreja” eles buscarão para ajuizar a questão? Este fato sozinho demonstra o problema quando 33.000 denominações existem fora dos limites físicos da “Una, Santa, Católica e Apostólica Igreja“. Jesus esperava que houvesse uma universal, plena em autoridade, visível e católica Igreja para representá-lo no mundo até o seu retorno.

Logo após sua crucificação, Jesus orou não apenas pela universalidade e catolicidade da Igreja, mas para sua unidade visível (Jo 17, 21-23):

“…a fim de que todos sejam um.
Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti,
que eles estejam em nós,
para que o mundo creia que tu me enviaste.
Eu lhes dei a glória que me deste
para que sejam um, como nós somos um:
Eu neles e tu em mim,
para que sejam perfeitos na unidade
e para que o mundo reconheça que me enviaste
e os amaste como amaste a mim”.

A Igreja Primitiva compreendeu as palavras de Jesus. Qual seria o bem de uma unidade invisível, teórica e impraticável? Para que o mundo veja uma unidade católica, a singularidade da Igreja deve ter uma realidade física, real e visível, tudo o que já é a Igreja Católica. Desde os primeiros séculos, os cristãos têm confessado que a Igreja é “uma, santa, católica e apostólica”.

Una, porque realmente só existe uma, visível, orgânica e unificada Igreja; Santa, porque é denominada pelo mundo como a Esposa de Cristo, justa e santificada; Católica, porque é universal, unificada, e abrange todo o mundo; Apostólica, porque fundada por Cristo (Mt 16,18) através de seus Apóstolos, e porque a autoridade de seus apóstolos é perpetuada através de seus Bispos. Através dos séculos, este credo tem sido o estatuto da Igreja.

Nestes últimos dias, os cristãos necessitam continuar confiantes e obedientes em seus corações à Igreja Católica. Ela tem sido nossa Mãe fiel e persistente em transmitir a ordem de Jesus Cristo por 2.000 anos. Como um evangélico protestante, pensei que poderia ignorar os credos e concílios de nossa Mãe, a Igreja. Eu estava desoladamente equivocado. Eu agora compreendo que Jesus requer de nós que escutemos Sua Igreja, a Igreja a qual ele deu autoridade para atar e desatar (Mt 16,19 e 18,17) – a Igreja Católica – a qual é o pilar e fundação da Verdade (1 Tim 3,15).

Steve Ray é o autor de Crossing the Tiber, Upon this Rock e St. John’s Gospel. Ele também é co-autor de Catholic Answers: Papacy Learning Guide. Você poderá entrar em contato com ele em sua página eletrônica: www.catholicconvert.com.

[1] ONIONS, C.T. The Oxford Dictionary of English Etymology. New York, NY: Oxford University Press, 1983.
[2] RAY, Stephen. Upon this Rock. San Francisco, CA: Ignatius Press, 1999. p.119.





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  1. Ailton de Oliveira

    Como é bom voltar-mos às nossas origens cristãs.
    A busca das origens, fortalece a nossa fé, o que nos faz afirmar: "Creio na Santa Igreja Católica Apostólica Romana"

  2. Como é bom ver que temos pessoas tão comprometidas com o reino de Deus, e anunciando a santa Igreja católica , como a igreja de jesus cristo ,eque Deus abençõe a todo aquele que têm JESUS como centro da liturgia cristã.

  3. Rafael Fagundes

    Que Deus abençoe a Igreja Católica,cuja as portas do infernos não prevaleceram.
    E que as pessoas de coração contrito,reconhecendo a verdade e a abrançando com amor,retornem a casa do Pai.
    que Deus tenha piedade de nós.

  4. JOÃO C&Eacute

    Buscar exclarecimentos, desarmados de idéias preconceituosas, é um dever de todos nós. Quando o desejo de saber é sincero, não nos contentamos com explicações vazias baseadas em sentimentos de mágoas e que acabam induzindo as pessoas a interpretações que denigrem a imagem de uma instituição perante a opinião publica.
    A Igreja Católica tem sido alvo de muitos ataques por parte de pessoas que não se aprofundam no conhecimento, e se limitam a atirar pedras.
    É uma igreja que tem imperfeições, e, sejamos realistas, a igreja perfeita está no céu, aqui na terra todos erram e devem ter humildade para reconhecer suas falhas, corrigí-las e nos corrigirmos uns aos outros no amor e na caridade como "CRISTO", nosso Pastor Supremo deseja que façamos.
    Parabens pelo seu escrito, e, digo mais. "No ocaso de nossa vida, seremos julgados pelo amor".

  5. Ana Paula Gondim

    Olá!!! Fiquei muito feliz em ler sua mensagem…mas agora estou super confusa…sempre fui uma serva de Deus…atuante dentro da Igreja, mas um dia visitei uma Igreja Batista e me apaixonei pela forma e pela palavra pregada. Tenho procurado entender…e buscar informações sobre tudo sempre que posso e ao ler seu texto bati de frente com coisas que ainda não havia avaliado. Vi que voce é um ex-protestante, poderia me ajudar? bater um papo conversarmos sobre o assunto…meu maior desejo é "ver Jesus" e quero estar onde ELE estiver, me ajuda???

    Chuva de bençãos!!!

  6. remidio pereira

    queridos irmãos é muito bom ler estes artigos;muito bem explicados para ficarmos cada vez mais convictos;de que o caminho é JESUS;que instituiu a igreja catolica atravéz de uma rocha;que é ele propio e colocando pedro como o primeiro guardião de uma sucessão de homens fracos;porem perseverantes;continuemos nesta luta carregando nossas cruzes a cada dia e ele JESUS;estará conosco até o fim;portanto amemo-nos uns aos outros incluindo também os inimigos da nossa igreja pois;se amarmos somente aqueles que nos amam;que vantagem teriamos em relação aos hipocritas;que amam somente seus "irmãos"se DEUS QUISER SEREMOS SALVOS PERSEVERANDO ATÉ O FIM.ABRAÇOS REMIDIO PEREIRA EMBÚ DAS ARTES.

  7. guilherme alfonso

    Um ex-protestante, graças a Deus a trave caiu de seus olhos e pode como poucos protestantes a crer que a unica Igreja é a Católica Apostolica Romana. Deus o abençoe. E a todos os ex-protestantes.

  8. Agradesso muito a Deus por ter ti colocado na Igreja Catolica, pois voc é uma peçôa muito iluminada, e não seria feliz fora da Igreja Catolica, voc é peçôa sabia tem dissernimento intendimento, voc é templo de Deus…………Não podia mesmo perder seu tempo sendo protestante.

  9. Fernnanda

    Muiiito obrigadaaa! ^^

  10. Fernando Caldeira

    Uma matéria dessas mexe comigo, pois um testemunho de alguém q no passado era inimigo da Igreja Católica, e hoje tem uma visão tão ampla da Igreja e do Evangelho com certeza arrasta muitos e convence muitos ereges.
    Deus lhe abençoe.

  11. elessandro torres

    Uma linda materia,com pessoas assim a nossa Amada Igreja catolica so tem a crescer….estou feliz por fazer parte desta Igreja…

  12. Jacques P. Heinsen

    É isso aí irmãos!!! Vamos voltar no tempo e tentarmos olhar o mundo com os olhos dos santos da igreja e que as falsas doutrinas que surgiram a poucos, retardem os ataques a santa igreja católica que existe a 2008 anos e não a poucos anos como os protestantes. Que a paz de cristo esteja em vossa casa e o amor de Maria ensine-nos a obedecer a Deus.

  13. Gostei do texto sobre o termo Católico,me tirou muitas dúvidas,que Deus abençoe a todos.

  14. Divanir José

    Olha, eu acho que certos protestantes deveriam se inteirar mais sobre a igreja católica. Pow, o cara não sabe nem o que significa "Católico"? A palavra católico significa "UNIVERSAL", e ao contrário do que muitos protestantes dizem que o catolicismo foi oficializado no ano 313, isso é mentira. A palavra católico apareceu no século I, e isso pode se comprovar nos escritos de Santo Inácio de Antioquia. Quem sabe ele (protestante), se lesse mais sobre o catolicismo, voltaria a ser católico. Eu sou, e me sinto feliz na igreja católica. Que Deus abençoe a todos.

  15. José Raimundo

    Li a história do termo católico, na verdade náo é uma história é uma grande aula de Teologia e um grande reconhecimento do signficado da nossa Santa una igreja católica. É de pessoas assim que nós precisamos para divulgar o verdadeiro evangelho de Cristo.

    Muito obrigado.
    Zé Raimundo

  16. Rafael Risso

    Agradeço do fundo do coração por ter escrito este estudo … tu que fostes guiado pelo Espirito Santo de Deus, e mudaste tua religião … somos a igreja instituida por Cristo, nossa igreja nao tem dono, tem fundador e nada menos que Jesus Cristo o filho de Deus, oro e rogo do mais profundo de meu peito que todos aceitem Cristo primeiramente, para buscarem seu amor … e não a guerra em que os protestantes insistem em começar … que por sinal nao começará ( seremos perseguidos por aqueles que se julgam cristaos mas nao conheçem a verdade ) o mal tem que parar em algum lugar … e ira parar em nós, pois nao resistimos a ele. Firmes na fé pois o adversario o demonio esta a nossa espreita
    "Creio em Deus Pai Todo Poderoso …."

  17. Como é bom,saber, que muitos dos nossos irmãos protestantes inclusive postores estão retornando a casa do pai como filhos prodigos.

  18. tenho orgulho de ter sido batizado ainda bebe porque sinto que a coragem e esperança na minha salvação foi inplantada por nosso salvador em meus pais de me dar um trilho para seguir.

  19. Antonio Maia

    Parabéns pela sua coragem, dignidade em reconhecer que a nossa Igreja Católica é a unica instituição verdadeiramente criada e encabeçada por Nosso Senhor Jesus Cristo, para reunir todo o povo de Deus e conduzida pelo Espírito Santo para unir todo o povo em comunhão com Jesus Cristo. Pois Ela foi criada e edificada em cada pessoa da Santíssima Trindade, e conduzida pelo Espírito Santo. E, segundo São Paulo, nós somos essa Igreja, pois nosso corpo é templo do Espírito Santo. Portanto, a Igreja Católica não é uma instituição humana, surgida numa numa convenção de pessoas, embora tenham a sua fé, ou seja Ela não é uma associação de fiéis.

    Antônio Maia

  20. jessica karine

    parabens pela sua coragem irma,que o Senhor Jesus lhe aibençoe cada dia mais da tua vida,persevere sempre na fé e na compreensao da palavra,peça sempre a intençao do Espirito Santo para que ele conduza o teu entendimento.Paz de cristo e amor de Maria.

  21. O profeta Ozeias:4,6 diz:'O meu povo se perde por falta de conhecimento…´Nos catolicos precisamos buscar mais formaçao Biblica e Doutrinaria para nao ficarmos a merce de qualquer doutrina que nasce a cada dia. Deus o proteja.

  22. Silvania

    Obrigada por ter

    me ensinado mais sobre minha amada igreja.

  23. Adalberto Avelino

    Muito boa a matéria.

  24. Querido irmão fiquei contente em ler sua esplanação não só por eu ser Católica, mas pela coerência e conhecimento. Se todos somos Cristãos devemos nos unificar mos na Palavra e não na verdade de cada um. Na minha igreja como em todas, todos somos pecadores a única Verdade é Jesus. A tua humildade te fez grande ,é preciso estar em Deus para conseguires ter o dissernimento correto da Biblia. Eu como Católica me sinto excluida até da amizade de irmãos de outras igrejas. Deus te abençoe e creia teu ato foi de um homem esclarecido na fé.

  25. Tereza R. da Cunha

    Gostei demais da explicação do termo católico ! Seria bom que todos os evangélicos lessem . Imfelismente isso não acontece !

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